UNICAMP 2016 – Questão 71

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes causadores de patologias
O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vários casos dessa doença em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doença seja extremamente contagiosa e muito comum na infância?
a) O fato de ser transmitida por um vírus para o qual não existe vacina.
b) O fato de ser frequentemente transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse.
c) O fato de ser transmitida apenas por meio de insetos vetores.
d) O fato de ser extremamente contagiosa apenas em crianças desnutridas, recém-nascidos e crianças portadoras de imunodeficiências. 
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2016 – Questão 67
Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 55
Pesquisadores de uma empresa de biotecnologia de Princeton (Nova Jersey) copiaram dois genes que controlam a produção de hemoglobina humana, e essas cópias foram injetadas em embriões de porcos. Quinze por cento das hemoglobinas produzidas por esses porcos eram do tipo humano. Nessa situação, tais porcos são denominados: a) clones. b) duplicados. c) heteróticos. d) transgênicos. e) mutantes.
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2023 – Questão 128
As anfetaminas são drogas sintéticas utilizadas como moderadores de apetite no tratamento de obesidade. Essas drogas atuam sobre receptores celulares estimulando a produção de adrenalina, um hormônio catabólico responsável por várias...
UNICAMP 2015 – Questão 43
O território brasileiro se caracteriza por uma vasta gama de usos agrícolas em função de sua sociodiversidade, que inclui as populações caiçaras, as geraizeiras, as ribeirinhas e as faxinalenses. São características dessas populações: ...
Base dudow 2000 – Questão 22
Os cuidados a serem tomados para prevenção da malária e da esquistossomose são, respectivamente: a) Eliminar focos de mosquitos e combater os caramujos transmissores. b) Tratar os doentes com quinino e não andar descalço. c) Evitar banhar-se em lagoas e melhorar as condições de moradia. d) Destinar adequadamente as fezes humanas e cozinhar bem as carnes. e) Não comer verduras e frutas mal lavadas e tomar água tratada.