UNICAMP 2016 – Questão 46

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
(...) pediu-me desculpa da alegria, dizendo que era alegria de pobre que não via, desde muitos anos, uma nota de cinco mil-réis.
—Pois está em suas mãos ver outras muitas, disse eu.
—Sim? acudiu ele, dando um bote para mim.
—Trabalhando, concluí eu. Fez um gesto de desdém; calou-se alguns instantes; depois disse-me positivamente que não queria trabalhar.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, São Paulo: Ateliê Editorial. 2001, p. 158
 
O trecho citado diz respeito ao encontro entre Brás Cubas e Quincas Borba, no capítulo 49, e, mais precisamente, apanha o momento em que Brás dá uma esmola ao amigo. Considerando o conjunto do romance, é correto afirmar que essa passagem:
a) explicita a desigualdade das classes sociais na primeira metade do século XIX e propõe a categoria de trabalho como fator fundamental para a emancipação do pobre.
b) indica o ponto de vista da personagem Brás Cubas e propõe a meritocracia como dispositivo pedagógico e moral para a promoção do ser humano no século XIX.
c) elabora, por meio do narrador, o preconceito da classe social a que pertence Brás Cubas em relação à classe média do século XIX, na qual se insere Quincas Borba.
d) sugere as posições de classe social das personagens machadianas, mediante um narrador que valoriza o trabalho, embora ele mesmo, sendo rico, não trabalhe.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2016 – Questão 48
Quanto ao conto Negrinha, de Monteiro Lobato, é correto afirmar que: ...
UNICAMP 2015 – Questão 61
Quando uma tempestade de poeira atingiu o mar da Austrália em 2009, observou-se que a população de fitoplâncton aumentou muito. Esse evento serviu de base para um experimento em que a ureia foi utilizada para fertilizar o mar, com o intuito de...
ENEM 2005 – Questão 63
Leia o texto e examine a ilustração: ...
Base dudow 2000 – Questão 39
Que ideia fundamental do Romantismo encontramos na seguinte estrofe do Hino Nacional? "Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó Liberdade, Desafia nosso peito a própria morte!" a) Igualdade. b) Liberdade. c) Evasão. d) Idealização. e) Sentimentalismo.
UNESP 2014 – Questão 18
Embora pareça constituído de versos livres modernistas, o poema em questão ainda segue a versificação medida, combinando versos de diferentes extensões, com predomínio dos de doze e dez sílabas métricas. Assinale a alternativa que indica na primeira estrofe, pela ordem em que surgem, os versos de dez sílabas métricas, denominados decassílabos. a) 1 e 5. b) 3 e 4. c) 1, 2 e 3. d) 2 e 3. e) 1, 3 e 5.