UNICAMP 2016 – Questão 31

Ciências Humanas / Geografia / Introdução à Geografia do Brasil / Brasil
A Constituição Federal promulgada em 1988 define que a República Federativa Brasileira compreende a União, os Estados Federados, o Distrito Federal e os municípios, todos autônomos.
Das alternativas abaixo, aponte aquela que apresenta corretamente atribuições que são de competência exclusiva da União.
a) Promover o adequado ordenamento territorial mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
b) Explorar os serviços e instalações nucleares e exercer monopólio estatal sobre a pesquisa, a lavra e o enriquecimento de minérios nucleares.
c) Instituir as regiões metropolitanas, as aglomerações urbanas e as microrregiões administrativas constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes.
d) Organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, serviços públicos de interesse local, incluído o transporte coletivo.
Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2011 – Questão 24
O sangue humano costuma ser classificado em diversos grupos, sendo os sistemas ABO e Rh os métodos mais comuns de classificação. A primeira tabela abaixo fornece o percentual da população brasileira com cada combinação de tipo sanguíneo e...
UNICAMP 2018 – Questão 83
A figura abaixo exibe um setor circular dividido em duas regiões de mesma área. A razão a/b é igual a) b) c) d)
Base dudow 2000 – Questão 26
"Essa guerra durou aproximadamente três décadas culminando com a destruição dos campos ingleses e o enfraquecimento da nobreza, favorecendo a centralização monárquica" Estamos falando que qual conflito: a) Guerra dos 100 anos b) Guerra das Duas Rosas c) Guerra Civil ou Revolução Inglesa d) Batalha de Aljubarrota e) Batalha de Hastings
Base dudow 2000 – Questão 20
No pós-guerra difundiu-se o uso de uma classificação, em que os diversos países foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificação, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de século, inúmeros...
UNICAMP 2018 – Questão 42
O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit , após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente, ...