UNICAMP 2016 – Questão 21

Ciências Humanas / História
As revoluções de independência na América hispânica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudança política e uma rebelião popular.
(Rafael Rojas. Las repúblicas de aire.
Buenos Aires: Taurus. 2010, p. 11).
 
São características dos processos de independência nas ex-colônias espanholas na América:
a) o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultura do continente.
b) o caudilhismo, sob a liderança política criolla, e o discurso revolucionário de uma nova ordem política, que assegurou profundas transformações econômicas na América.
c) o uso dos princípios liberais de organização política republicana e a criação imediata de exércitos nacionais que lutaram contra as forças espanholas.
d) a participação de indígenas e camponeses, determinante para a consolidação do processo de independência em regiões como o México, e sua ausência nas ações comandadas por Bolívar.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2019 – Questão 76
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 26
THAVES,Jornal do Brasil, 19 fev. 1997 (adaptado). A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida: a) Ampliação da jornada diária. b) Melhoria da qualidade do trabalho. c) Instabilidade nos cargos ocupados. d) Eficiência na prevenção de acidentes. e) Desconhecimento das etapas produtivas.
FATEC 2016 – Questão 17
O principal debate sobre o desenvolvimento econômico travado no Brasil ao longo das décadas de 1940 e de 1950 opôs dois pontos de vista. De um lado, os chamados nacionalistas, que fundaram o movimento “O Petróleo é Nosso” e defendiam que o...
FUVEST 2012 – Questão 78
No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A...
UERJ 2005 – Questão 58
No dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu à destruição do World Trade Center, em Nova Iorque, e ao ataque ao Pentágono, em Washington, intensificando o medo em relação ao terrorismo. ...