UNICAMP 2014 – Questão 15

Ciências Humanas / Geografia / A Urbanização Brasileira / Rede Urbana
Em termos genéricos, a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si. É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós representam os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e as linhas representam os diversos fluxos entre esses centros.
Adaptado de Roberto Lobato Corrêa, Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001
 
Sobre a rede urbana brasileira é correto afirmar que: 
a) formou-se a partir do interior do continente, com o nascimento das cidades “boca de sertão”, funcionais para o povoamento e a exploração do ouro. 
b) já no início do século XIX, ela deixou de seguir o modelo dendrítico implantado desde o inicio da colonização para atender à economia agroexportadora. 
c) a partir da segunda metade do século XX, a industrialização implicou forte articulação inter-regionalgerando uma rede urbana de porte nacional. 
d) na atualidade, destaca-se a monofuncionalidade dos principais centros que a formam, dada a especialização das funções urbanas requerida na globalização.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 29
A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos. Esforço humano: com 1,15 milhão de pesquisadores, a China dispõe de um potencial equivalente a 82% da capacidade norte-americana e...
Base dudow 2000 – Questão 56
A friagem é um fenômeno de ordem climática que atinge alguns estados da região Amazônica, provocando uma brusca redução de temperatura. Assinale a opção que indica corretamente a origem desse fenômeno. ...
UNICAMP 2017 – Questão 76
“Ferro Velho Coisa Nova” e “Compro Ouro Velho” são expressões associadas ao comércio de dois materiais que podem ser reaproveitados. Em vista das propriedades químicas dos dois materiais mencionados nas expressões, pode-se afirmar...
UNICAMP 2015 – Questão 16
Em uma espécie de planta, o caráter cor da flor tem codominância e herança mendeliana. O fenótipo vermelho é homozigoto dominante, enquanto a cor branca é característica do homozigoto recessivo. Considerando o esquema abaixo, é correto afirmar que a) os fenótipos de II e III são iguais. b) o fenótipo de X é vermelho. c) os fenótipos de IX e X são os mesmos dos pais. d) o fenótipo de IV é vermelho.
UNICAMP 2011 – Questão 39
A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração...