UNICAMP 2012 – Questão 47

Ciências Humanas / Geografia / Cartografia: a Linguagem dos Mapas / Introdução - Cartografia
Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.
 
http://www.geog.ubc.ca/courses/geob370/notes/georeferencing/Rect_CoordsLect.html (adaptado)
 
É possível afirmar que, nesta projeção,
a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.
b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.
c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.
d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2012 – Questão 45
Importantes transformações produtivas e na forma de organização do trabalho têm ocorrido nas últimas décadas em todo o mundo e também no Brasil. Assinale a alternativa correta. ...
UNICAMP 2011 – Questão 13
O sistema de freios ABS (do alemão “Antiblockier- Bremssystem”) impede o travamento das rodas do veículo, de forma que elas não deslizem no chão, o que leva a um menor desgaste do pneu. Não havendo deslizamento, a distância percorrida pelo...
UNICAMP 2017 – Questão 32
Era o dia 6 de agosto de 1945. O avião B-29, Enola Gay, comandado pelo coronel Paul Tibbets, sobrevoou Hiroshima a 9.448 metros de altitude e, quando os ponteiros do relógio indicaram 8h16, bombardeou-a com uma bomba de fissão nuclear de urânio,...
UNICAMP 2016 – Questão 18
Reproduz-se, abaixo, trecho de um sermão do bispo Cesário de Arles (470-542), dirigido a uma paróquia rural. ...
UNICAMP 2015 – Questão 4
(Disponível em http://www.lifebuzz_com/funny-texts/#SsbFU. Acessado em 02/02/2014.) Depreende-se dessa troca de mensagens que a) a mãe ficou satisfeita com a resposta dada pelo filho à pergunta que ela lhe fez. b) o filho não entendeu a pergunta feita a ele por sua mãe. c) a mãe não foi capaz de interpretar adequadamente a resposta do seu filho. d) o filho se dispôs a responder à pergunta feita pela mãe mais tarde.