UNICAMP 2011 – Questão 35

Ciências Humanas / História / A Crise da Monarquia e o Advento da República / A Campanha Abolicionista
O primeiro recenseamento geral do Império foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, não se perguntava sobre a cor da população. O censo de 1872, ao inserir essa informação, indica uma mudança, orientada por um entendimento do conceito de raça que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rígido. Com a crise da escravidão e do regime monárquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distinção social, a cor e a raça tornavam-se necessárias.
(Adaptado de Ivana Stolze Lima,  Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.)
A partir do enunciado, podemos concluir que há um uso político na maneira de classificar a população, já que 
a) o conceito de raça permitia classificar a população a partir de um critério mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatidão nas informações, o que era
necessário em um momento de transição para um novo regime.
b) no final do Império, o enfraquecimento dos pilares da distinção social era causado pelo fim da escravidão. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raça da população, o censo permitiria a elaboração de políticas públicas visando à inclusão social dos exescravos.
c) a introdução do conceito de raça no censo devia-se a uma concepção, cada vez mais difundida após 1870, que propunha a organização e o governo da sociedade a partir de critérios objetivos e científicos, o que levaria a uma maior igualdade social.
d) no final do Império, a associação entre a cor da pele e o conceito de raça criava um novo critério de exclusão social, capaz de substituir as formas de distinção que eram próprias da sociedade escravista e monárquica
em crise.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2015 – Questão 66
A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que: a) O robô está presente tanto no lago congelado no ártico como na gruta no trópicos. b) O jovem engenheiro do JLP e a geomicrobióloga carregam respiradores para ajudá-los a respirar. c) O jovem engenheiro do JLP e a geomicrobióloga estão executando suas pesquisas sozinhos. d) O holofote do robô é ligado a partir de um sinal emitido pelo laboratório JPL.
UNICAMP 2012 – Questão 34
No trecho apresentado, o autor: a) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política. b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais. c) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos. d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 4
Após a década de 1990, foi possível ver de maneira mais clara as mudanças nas formas de organização do trabalho, principalmente nos países industriais. Identifique a alternativa que apresenta uma dessas mudanças. ...
UNICAMP 2012 – Questão 38
Ninguém é mais do que eu partidário de uma política exterior baseada na amizade íntima com os Estados Unidos. A Doutrina Monroe impõe aos Estados Unidos uma política externa que se começa a desenhar. (…) Em tais condições a nossa...
UNICAMP 2017 – Questão 84
(Disponível em http://www.hagardunor.net/.) A tirinha ironiza uma suposta característica dos ingleses: a) o apreço pela história das invasões bárbaras. b) a admiração pela família real. c) o valor que atribuem aos seus jardins. d) o cuidado com a preservação de seus edifícios históricos.