UNICAMP 2011 – Questão 33

Ciências Humanas / História / Portugal e Sua Expansão / A Expansão Marítimo-Comercial Portuguesa
Em carta ao rei D. Manuel, Pero Vaz de Caminha narrou os primeiros contatos entre os indígenas e os portugueses no Brasil: “Quando eles vieram, o capitão estava com um colar de ouro muito grande ao pescoço. Um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. Outro viu umas contas de rosário, brancas, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dissesse que dariam ouro por aquilo. Isto nós tomávamos nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e o colar, isto nós não queríamos entender, porque não havíamos de dar-lhe!”
(Adaptado de Leonardo Arroyo,  A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Melhoramentos;  Rio de Janeiro: INL, 1971, p. 72-74.)
 
Esse trecho da carta de Caminha nos permite concluir que
o contato entre as culturas indígena e europeia foi 
a) favorecido pelo interesse que ambas as partes demonstravam em realizar transações comerciais: os indígenas se integrariam ao sistema de colonização, abastecendo as feitorias, voltadas ao comércio do pau-brasil, e se miscigenando com os colonizadores.
b) guiado pelo interesse dos descobridores em explorar a nova terra, principalmente por meio da extração de riquezas, interesse que se colocava acima da compreensão da cultura dos indígenas, que seria quase dizimada junto com essa população.
c) facilitado pela docilidade dos indígenas, que se associaram aos descobridores na exploração da nova terra, viabilizando um sistema colonial cuja base era a escravização dos povos nativos, o que levaria à destruição da sua cultura.
d) marcado pela necessidade dos colonizadores de obterem matéria-prima para suas indústrias e ampliarem o mercado consumidor para sua produção industrial, o que levou à busca por colônias e à integração cultural das populações nativas.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 47
“Péricles, governante de Atenas no século V a.C., enaltecendo as glórias da democracia ateniense, declarou: “O poder está nas mãos não da minoria, mas de todo o povo, e todos são iguais perante a lei”. Na prática da vida política...
UNICAMP 2020 – Questão 2
Disponível emhttps://licensing.andrewsmcmeel.com/features/ba?date=2004-08-03.Acessado em 22/05/2019.) A tirinha apresentada a) ironiza uma ideia de liberdade de expressão. b) critica políticas de imigração do governo dos EUA. c) defende uma visão de inglês como língua mundial. d) desaprova o uso da língua materna de imigrantes nos EUA.
UERJ 2019 – Questão 49
A derrota de Napoleão Bonaparte, em 1814 -1815, foi registrada de diversas formas nas sociedades europeias. Na imagem, o imperador francês tenta devorar o globo terrestre, sendo atacado por uma águia, um dos símbolos do Império Russo. Dois...
UNICAMP 2019 – Questão 12
Sobre as representações históricas da morte no Ocidente, Philippe Ariès e Alcir Pécora comentam: ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 29
Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar. ...