UNESP 2025 – Questão 55

Ciências Humanas / Geografia / Cartografia: a Linguagem dos Mapas
O primeiro grande modelo de teoria psicológica da linguagem que temos na modernidade é o Livro III do Ensaio acerca do entendimento humano, de John Locke. Pela primeira vez na modernidade, temos um livro inteiro dedicado ao processo de significação linguística. O argumento lockeano é: a necessidade que temos de entrar em acordo, de nos entendermos, leva à necessidade de criarem-se signos sensíveis capazes de comunicar nossos pensamentos, nossas ideias. Se fôssemos dotados de alguma faculdade que possibilitasse o acesso direto e imediato às ideias nas mentes de outros homens, não seria necessária a linguagem.
(Lúcio Lourenço Prado. Filosofia da linguagem, 2012. Adaptado.)


O argumento lockeano mencionado tem implicações no âmbito
a) crítico, visto que examina os limites do senso comum.
b) epistêmico, uma vez que defende a impossibilidade de evidência científica.
c) religioso, dado que estabelece um caminho para acessar o divino.
d) metafísico, pois considera um novo elemento para a compreensão do ser.
e) político, já que torna possível o pacto social civilizatório.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2006 – Questão 40
Depois de anos de interrupção, ocorreu neste ano a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas do dia-a-dia no ônibus espacial girando ao redor da Terra, pudemos ver os astronautas...
UNESP 2013 – Questão 70
O processo de recobrimento das fatias de silício é conhecido como a) eletrocoagulação. b) eletrólise ígnea. c) eletrodeformação. d) galvanoplastia. e) anodização.
UNESP (julho) 2005 – Questão 8
Pela legislação, a porcentagem máxima permitida de álcool na mistura combustível dos carros a gasolina é de 25%. O reservatório de um posto de abastecimento de veículos, examinado pela fiscalização, apresentou 40% de álcool na mistura combustível. Em relação à quantidade de gasolina presente na mistura, a porcentagem que a mesma deve ser aumentada de forma que a porcentagem de álcool presente atinja o limite de 25% é a) 15%. b) 20%. c) 50%. d) 75%. e) 100%.
Base dudow 2000 – Questão 41
A formação das monarquias nacionais, na Europa, nos séculos XIV e XV, teve como condições todas as alternativas a seguir EXCETO: a) a crise do feudalismo. b) o enfrentamento dos poderes da nobreza. c) a necessidade de recorrer ao rei, como articulador da aristocracia contra as massas. d) o desenvolvimento social e urbano, que exigia uma unificação nacional. e) a falta de tradição de hereditariedade do poder real.
UNIFESP 2005 – Questão 42
A descentralização industrial verificada nos últimos anos no Brasil gerou novos pólos automobilísticos no país, como em ...