UNESP 2021 – Questão 34

Ciências Humanas / História
  “O consumo dos alimentos nas propriedades de monocultura de cana-de-açúcar estava […] baseado no que se podia produzir nas brechas de um grande sistema subordinado ao mercado externo, resultando em uma grande quantidade de farinha de mandioca, feijões de diversos tipos, batata-doce, milho e cará comidos com pouco rigor, além de uma cultura do doce, cristalizada na mistura das frutas com açúcar refinado e simbolizada, popularmente, pela rapadura.”
(Paula Pinto e Silva. “Sabores da colônia”. In: Luciano Figueiredo
(org). História do Brasil para ocupados, 2013.)
 
O texto caracteriza formas de alimentação no Brasil colonial e revela
a) o esforço metropolitano de diversificar a produção da colônia, com o intuito de ampliar as vendas de alimentos para outros países europeus.
b) a diferença entre a sofisticação da alimentação da população colonial e o restrito conjunto de alimentos disponíveis na metrópole.
c) a articulação entre um sistema de produção voltado ao atendimento das necessidades e interesses da metrópole e as estratégias de subsistência.
d) o interesse dos grandes proprietários de terras na colônia de produzir para o mercado interno, rejeitando a submissão ao domínio metropolitano.
e) a separação entre as lavouras voltadas ao fornecimento de alimentos para os países vizinhos e as plantações destinadas ao consumo interno.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2014 – Questão 66
Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 7
Assinale a alternativa que indica a ordem em que os versos de dez e de seis sílabas se sucedem nas oito estrofes do poema. a) 6, 10, 6, 6, 10, 10. b) 10, 6, 10, 10, 6, 6. c) 10, 10, 6, 10, 6, 6. d) 10, 6, 10, 6, 10, 6. e) 6, 10, 6, 10, 6, 6
UNESP 2015 – Questão 13
No contexto do poema, “estrada da vida” é uma imagem que significa a) a existência do eu lírico. b) as traições de amigos. c) a proximidade da morte. d) os trajetos em estradas íngremes. e) as decepções do eu lírico.
FGV 2019 – Questão 49
O país que não tem minas próprias deve, sem dúvida, obter seu ouro e prata dos países estrangeiros, tal como o país que não tem vinhas precisa obter o seu vinho. Não parece necessário, porém, que a atenção do governo se deva voltar mais...
UNESP 2017 – Questão 77
Um homem sustenta uma caixa de peso 1 000 N, que está apoiada em uma rampa com atrito, a fim de colocá-la em um caminhão, como mostra a figura 1. O ângulo de inclinação da rampa em relação à horizontal é igual a 1 e a força de...