UNESP 2019 – Questão 58

Linguagens / Português
Nosso conhecimento científico “está começando a nos capacitar a interferir diretamente nas bases biológicas ou psicológicas da motivação humana, por meio de drogas ou por seleção ou engenharia genética, ou usando dispositivos externos que interferem no cérebro ou nos processos de aprendizagem”, escreveram recentemente os filósofos Julian Savulescu e Ingmar Persson. [...] James Hughes, especialista em bioética [...], defendeu o aprimoramento moral, afirmando que ele deve ser voluntário e não coercitivo. “Com a ajuda da ciência, poderemos descobrir nossos caminhos para a felicidade e virtude proporcionadas pela tecnologia”.
(Hillary Rosner. “Seria bom viver para sempre?”
www.sciam.com.br, outubro de 2016.)
 
As possibilidades tecnológicas descritas no texto permitem afirmar que
a) o aprimoramento visado pelos pesquisadores desvaloriza o progresso técnico no campo neurocientífico.
b) tais interferências técnicas somente seriam possibilitadas sob um regime político totalitário.
c) ideais espiritualistas de meditação permitem concentração intensa da mente.
d) o caráter voluntário dos experimentos elimina a existência de controvérsias de natureza ética.
e) os recursos científicos estão direcionados ao aperfeiçoamento técnico da espécie humana.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2006 – Questão 4
É uma sucessão de caras iguais como na repetição monótona de um rosto só. Nas caras não há senão a inexpressão. (ref.4) Embora não marcada linguisticamente, há uma relação semântica clara entre os dois períodos apontados acima. Essa relação pode ser explicitada pelo emprego do conectivo indicado em: a) mas. b) quando. c) embora. d) porque.
Base dudow 2000 – Questão 21
Ocorre vocativo em: a) “Então, senhora linha, ainda teima...” b) “Entre os dedos dele, unidinha a eles, furando abaixo e acima.” c) “A senhora não é alfinete, é agulha.” d) “Mas você é orgulhosa.” e) A agulha, mais obediente, nem deu bola ao que o outro dizia.
UNESP (julho) 2010 – Questão 9
No segundo parágrafo do fragmento, foram utilizados pelo autor os termos: I. Ritual. II. Fracasso. III. Malogro. IV. Fantasia. Marque a alternativa que indica, entre os termos acima, todos aqueles que o autor associa à ideia de frustração da expectativa do público: a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV
UNESP s. port 2006 – Questão 42
Uma bexiga, confeccionada com látex altamente flexível, é utilizada para vedar o bocal de um recipiente contendo nitrogênio líquido. Este conjunto é colocado sobre o prato de uma balança de precisão, conforme ilustrado na figura. A...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 98
S.O.S. Português  ...