UNESP 2018 – Questão 9

Linguagens / Literatura
A poesia dos antigos era a da posse, a dos novos é a da saudade (e anseio); aquela se ergue, firme, no chão do presente; esta oscila entre recordação e pressentimento. O ideal grego era a concórdia e o equilíbrio perfeitos de todas as forças; a harmonia natural. Os novos, porém, adquiriram a consciência da fragmentação interna que torna impossível este ideal; por isso, a sua poesia aspira a reconciliar os dois mundos em que se sentem divididos, o espiritual e o sensível, fundindo-os de um modo indissolúvel. Os antigos solucionam a sua tarefa, chegando à perfeição; os novos só pela aproximação podem satisfazer o seu anseio do infinito.
(August Schlegel apud Anatol Rosenfeld.
Texto/Contexto I, 1996. Adaptado.)
 
Os “novos” a que se refere o escritor alemão August Schlegel são os poetas
a) românticos.
b) modernistas.
c) árcades.
d) clássicos.
e) naturalistas.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2015 – Questão 65
“os versos pode ser que não fossem inteiramente maus.” ...
Base dudow 2000 – Questão 44
(UM-Sp) Assinale a alternativa onde se encontra um traço não pertinente a Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco. a) Diálogos geralmente marcados por retórica sentimental. b) Narração densa e rápida das ações decisivas. c) Comprometimento com propostas realistas de Eça de Queirós. d) Grandeza trágica de paixões e situações. e) Apresentação de alguns personagens extraídos do meio popular.
UNESP 2016 – Questão 47
(Department of Economic and Social Affairs. ...
FGV 2014 – Questão 27
Ao iniciar-se com um raciocínio da ordem da economia e da produção, São Bernardo remete a dois outros romances: o primeiro também se abre com uma reflexão de fundo econômico, e o segundo carrega, já na sua divisão interna, as marcas do processo econômico. Esses dois romances são, respectivamente, a) O cortiço e A hora da estrela. b) Quincas Borba e Senhora. c) Memórias de um sargento de milícias e O Ateneu. d) Senhora e A hora da estrela. e) O Ateneu e O cortiço.
UFPR 2016 – Questão 13
O soneto “No fluxo e refluxo da maré encontra o poeta incentivo pra recordar seus males”, de Gregório de Matos, apresenta características marcantes do poeta e do período em que ele o escreveu: ...