UNESP 2017 – Questão 18

Linguagens / Literatura / Língua e Funções - Literatura / Cultura
Trata-se de uma obra híbrida que transita entre a literatura, a história e a ciência, ao unir a perspectiva científica, de base naturalista e evolucionista, à construção literária, marcada pelo fatalismo trágico e por uma visão romântica da natureza. Seu autor recorreu a formas de ficção, como a tragédia e a epopeia, para compreender o horror da guerra e inserir os fatos em um enredo capaz de ultrapassar a sua significação particular.
(RobertoVentura.“Introdução”.In:SilvianoSantiago(org.).
Intérpretes do Brasil, vol.1, 2000. Adaptado.)
 
a) Capitães da Areia, de Jorge Amado.
b) Vidas secas, de Graciliano Ramos.
c) Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto.
d) Os sertões, de Euclides da Cunha.
e) Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 27
No trecho do primeiro parágrafo “that tiny yet rapidly growing brain”, o termo em destaque indica a) contraste. b) tempo. c) explicação. d) condição. e) resultado.
UNESP 2019 – Questão 90
Um banco estabelece os preços dos seguros de vida de seus clientes com base no índice de risco do evento assegurado. A tabela mostra o cálculo do índice de risco de cinco eventos diferentes. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 16
Há alguns meses, foi lançado no mercado um novo produto alimentício voltado para o consumidor vegetariano: uma bebida sabor iogurte feita à base de leite de soja. À época, os comerciais informavam tratar-se do primeiro iogurte totalmente isento de produtos de origem animal. Sobre esse produto, pode-se dizer que é isento de a) colesterol e carboidratos b) lactose e colesterol. c) proteínas e colesterol. d) proteínas e lactose. e) lactose e carboidratos.
UNESP 2009 – Questão 72
Considere os compostos I, II, III e IV. ácido 2-hidroxipropanóico (I); 2-bromopropano (II); 2-bromopentano (III); etanal (IV) Pode-se afirmar que, dentre esses compostos, apresentam isômeros ópticos: a) I, apenas. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) I e IV, apenas. e) II e IV, apenas.
UNESP (julho) 2012 – Questão 84
O mercado automotivo na América Latina crescerá, no máximo, 2% em 2012. A estimativa é que, após esse período, ele voltará a expandir-se mais rapidamente, o que permitirá um crescimento médio de 5% nos próximos cinco anos. ...