UNESP 2017 – Questão 17

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
Leia o excerto do livro Violência urbana, de Paulo Sérgio Pinheiro e Guilherme Assis de Almeida, para responder às questões.
 
De dia, ande na rua com cuidado, olhos bem abertos. Evite falar com estranhos. À noite, não saia para caminhar, principalmente se estiver sozinho e seu bairro for deserto. Quando estacionar, tranque bem as portas do carro [...]. De madrugada, não pare em sinal vermelho. Se for assaltado, não reaja – entregue tudo.
É provável que você já esteja exausto de ler e ouvir várias dessas recomendações. Faz tempo que a ideia de integrar uma comunidade e sentir-se confiante e seguro por ser parte de um coletivo deixou de ser um sentimento comum aos habitantes das grandes cidades brasileiras. As noções de segurança e de vida comunitária foram substituídas pelo sentimento de insegurança e pelo isolamento que o medo impõe. O outro deixa de ser visto como parceiro ou parceira em potencial; o desconhecido é encarado como ameaça. O sentimento de insegurança transforma e desfigura a vida em nossas cidades. De lugares de encontro, troca, comunidade, participação coletiva, as moradias e os espaços públicos transformam-se em palco do horror, do pânico e do medo.
A violência urbana subverte e desvirtua a função das cidades, drena recursos públicos já escassos, ceifa vidas – especialmente as dos jovens e dos mais pobres –, dilacera famílias, modificando nossas existências dramaticamente para pior. De potenciais cidadãos, passamos a ser consumidores do medo. O que fazer diante desse quadro de insegurança e pânico, denunciado diariamente pelos jornais e alardeado pela mídia eletrônica? Qual tarefa impõe-se aos cidadãos, na democracia e no Estado de direito?
( Violência urbana, 2003.)
As palavras do texto cujos prefixos traduzem ideia de
negação são
a) “desvirtua” e “transforma”.
b) “evite” e “isolamento”.
c) “desfigura” e “ameaça”.
d) “desconhecido” e “insegurança”.
e) “subverte” e “dilacera”.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2011 – Questão 13
Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano. A forma verbal queimava, no período acima, apresenta o sentido de: a) ignorava. b) assava. c) destruía. d) marcava. e) prejudicava.
UNESP (julho) 2014 – Questão 65
Um pequeno agricultor construiu em sua propriedade uma estufa para cultivar alfaces pelo sistema de hidroponia, no qual as raízes são banhadas por uma solução aerada e com os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. Para obter...
UNESP 2016 – Questão 4
No sermão, o autor recorre a uma construção que contém um aparente paradoxo em: a) “o mal é que se perdem a si e perdem a todos” (3.o parágrafo) b) “os piores perdem-se pelo que deixam de fazer, que estes são os piores” (3.o parágrafo) c) “Desçamos a exemplos mais públicos.” (2.o parágrafo) d) “Oh que arriscado ofício é o dos príncipes e o dos ministros!” (2.o parágrafo) e) “A omissão é um pecado que se faz não fazendo.” (2.o parágrafo)
UNESP 2014 – Questão 43
Analise o mapa ...
UNESP 2011 – Questão 33
Entre as formas de resistência negra à escravidão, durante o período colonial brasileiro, podemos citar ...