UNESP 2016 – Questão 81

Ciências da Natureza / Física / Espelhos Esféricos / Formação de Imagens
Quando entrou em uma ótica para comprar novos óculos, um rapaz deparou-se com três espelhos sobre o balcão: um plano, um esférico côncavo e um esférico convexo, todos capazes de formar imagens nítidas de objetos reais colocados à sua frente. Notou ainda que, ao se posicionar sempre a mesma distância desses espelhos, via três diferentes imagens de seu rosto, representadas na figura a seguir. 
 
 
Em seguida, associou cada imagem vista por ele a um tipo de espelho e classificou-as quanto às suas naturezas. Uma associação correta feita pelo rapaz está indicada na alternativa:
a) o espelho A é o côncavo e a imagem conjugada por ele é real.
b) o espelho B é o plano e a imagem conjugada por ele é real.
c) o espelho C é o côncavo e a imagem conjugada por ele é virtual.
d) o espelho A é o plano e a imagem conjugada por ele é virtual.
e) o espelho C é o convexo e a imagem conjugada por ele é virtual.
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2012 – Questão 31
Aedo e adivinho têm em comum um mesmo dom de “vidência”, privilégio que tiveram de pagar pelo preço dos seus olhos. Cegos para a luz, eles veem o invisível. O deus que os inspira mostra-lhes, em uma espécie de revelação, as realidades que...
UNESP (julho) 2009 – Questão 46
Um aluno leu que a velocidade da luz v é diferente para diferentes meios materiais nos quais se propaga e que seu valor depende da razão entre a velocidade da luz no vácuo e o índice de refração n do meio em que se propaga. Ao expor uma placa...
UNESP 2012 – Questão 40
A Coluna Prestes, que percorreu cerca de 25 mil quilômetros no interior do Brasil entre 1924 e 1927, associa-se ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 42
Analise o movimento de um planeta em diversos pontos de sua trajetória em torno do Sol, conforme aparece na figura. ...
Base dudow 2000 – Questão 60
O gráfico mostra a variação de temperatura em função da quantidade de calor absorvida pelas substâncias A e B de massa mA = 150 g e mB = 100 g. Misturando-se as duas substâncias: A (mA= 150 g e θA = 60 °C) e B (mB = 100 g e θB = 40 °C), a temperatura final de equilíbrio será: a) 55 °C. b) 50 °C. c) 45 °C. d) 60 °C. e) 40 °C.