UNESP 2016 – Questão 64

Ciências da Natureza / Biologia / Trocas Gasosas e Condução de Seiva / Tecidos de condução
Considere o seguinte experimento:
Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta de flores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas.
Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder, Biologia hoje, 2011
 
Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de:
a) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática positiva no interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.
b) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as células da extremidade inferior do xilema absorveram pigmentos do corante, o que aumentou a pressão osmótica nas células dessa região, forçando a passagem de água com corante pelo xilema até as células das pétalas das flores.
c) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as células adjacentes ao floema absorveram a sacarose produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a pressão osmótica nessas células, permitindo que, por osmose, absorvessem água com corante do floema.
d) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática negativa no interior do xilema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.
e) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hipotônica em relação à osmolaridade da seiva elaborada e, por osmose, a água passou da solução para o interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 65
A crioscopia é uma técnica utilizada para determinar a massa molar de um soluto através da diminuição da temperatura de solidificação de um líquido, provocada pela adição de um soluto não volátil. Por exemplo, a temperatura de...
UNESP 2016 – Questão 7
Ao afirmar que “o tempo não tem restituição alguma” (3.° parágrafo), o autor enfatiza, em relação ao tempo, seu caráter a) traiçoeiro. b) degradante. c) imprevisível. d) irreversível. e) insondável.
UNESP 2017 – Questão 73
Considere que a constante de Avogadro seja 6,0 x 10 23 mol –1 e que uma pessoa receba uma dose de 10 mL de uma solução injetável de gluconato de cálcio a 10%. O número total de íons Ca2+ que entrará no organismo dessa pessoa após ela receber essa dose será a) 7,1 × 1022. b) 1,0 × 1023. c) 5,5 × 1025. d) 1,4 × 1021. e) 4,3 × 1024.
UNESP 2016 – Questão 72
(www.embraer.com) Considere que a velocidade de cruzeiro dessa aeronave seja 220 km/h, que o consumo de combustível nessa velocidade seja 100 L/h, que cada litro de combustível contenha 0,8 kg de C2H5OH e que a combustão seja completa. Em um percurso de 110 km, à velocidade de cruzeiro constante, a massa de dióxido de carbono lançada ao ar devido à combustão, em kg, é próxima de a) 55. b) 22. c) 77. d) 33. e) 88.
UNESP (julho) 2006 – Questão 4
    Na figura, ABCD é um retângulo de base 10 cm e altura 6 cm. Os pontos E e F dividem o lado CD em três partes iguais.    A área do triângulo AEF é   a) 203cm2. b) 8 cm2. c) 10 cm2. d) 16 cm2. e) 20 cm2.