UNESP 2016 – Questão 59

Ciências Humanas / História
Jamais um homem fez algo apenas para outros e sem qualquer motivo pessoal. E como poderia fazer algo que fosse sem referência a ele próprio, ou seja, sem uma necessidade interna? Como poderia o ego agir sem ego? Se um homem desejasse ser todo amor como aquele Deus, fazer e querer tudo para os outros e nada para si, isto pressupõe que o outro seja egoísta o bastante para sempre aceitar esse sacrifício, esse viver para ele: de modo que os homens do amor e do sacrifício têm interesse em que continuem existindo os egoístas sem amor e incapazes de sacrifício, e a suprema moralidade, para poder subsistir, teria de requerer a existência da imoralidade, com o que, então, suprimiria a si mesma.
(Friedrich Nietzsche. Humano,
demasiado humano, 2005. Adaptado.)
 
A reflexão do filósofo sobre a condição humana apresenta pressupostos
a) psicológicos, baseados na crítica da inconsistência subjetiva da moral cristã.
b) cartesianos, baseados na ideia inata da existência de Deus na substância pensante.
c) estoicistas, exaltadores da apatia emocional como ideal de uma vida sábia.
d) éticos, defensores de princípios universais para orientar a conduta humana.
e) metafísicos, uma vez que é alicerçada no mundo inteligível platônico.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2007 – Questão 69
Cientistas russos conseguem isolar o elemento 114 superpesado. ...
UNESP 2012 – Questão 25
Quais palavras completam corretamente os dois espaços no segundo parágrafo do texto? a) Carbon e electric. b) Diesel e wind. c) Electric e diesel. d) Petroleum e diesel.
PASUSP 2009 – Questão 48
Em discurso pronunciado em 1933, Salgado Filho, ministro do Trabalho no governo de Getúlio Vargas, afirmou: “O Governo Provisório, governo de fato, governo ditatorial, é, senhores, o governo mais legalista que tem tido o Brasil. A prova está...
UNESP 2017 – Questão 51
A Pegada Hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. “Precisamos desconstruir a percepção de que a água vem apenas da torneira [um uso direto] e que...
UNESP (julho) 2010 – Questão 22
Com base na segunda hipótese sobre vida em outros planetas, entende-se quea) formas de vida inteligente viajam de um planeta a outro.b) seja comum haver formas de vida inteligente em diversos planetas.c) formas de vida inteligente também originaram a vida.d) uma forma de vida primitiva não poderia evoluir em outro planeta.e) uma forma de vida primitiva possa ter originado a vida.