UNESP 2015 – Questão 81

Ciências da Natureza / Física
A figura representa ondas chegando a uma praia. Observa-se que, à medida que se aproximam da areia, as cristas vão mudando de direção, tendendo a ficar paralelas à orla. Isso ocorre devido ao fato de que a parte da onda que atinge a região mais rasa do mar tem sua velocidade de propagação diminuída, enquanto a parte que se propaga na região mais profunda permanece com a mesma velocidade até alcançar a região mais rasa, alinhando-se com a primeira parte.
 
(www.if.ufrgs.br. Adaptado.)
O que foi descrito no texto e na figura caracteriza um fenômeno ondulatório chamado
a) reflexão.
b) difração.
c) refração.
d) interferência.
e) polarização.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 51
Na figura estão representados um fio muito longo percorrido por uma corrente i1 e uma espira circular de raio R, percorrida pela corrente i2, ambos num mesmo plano e um tangenciando o outro, conforme a figura. Qual é o valor da razão i1/i2 para que o campo magnético resultante no centro C da espira seja nulo? a) 1/2. b) 1/π. c) 2. d) π. e) π/2.
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 27
Duas escalas de temperatura, a Celsius (°C) e a Fahrenheit (°F), se relacionam de acordo com o gráfico. A temperatura em que a indicação da escala Fahrenheit é o dobro da indicação da escala Celsius é a) 160°C b) 160°F c) 80°C d) 40°F e) 40°C
UERJ 2005 – Questão 36
Uma caixa está sendo puxada por um trabalhador, conforme mostra a figura abaixo. Para diminuir a força de atrito entre a caixa e o chão, aplica-se, no ponto X, uma força f. O segmento orientado que pode representar esta força está indicado na seguinte alternativa: a) b) c) d)
Base dudow 2000 – Questão 11
Suponha que num experimento de eletrólise, representado pela figura a seguir, 3 coulombs de carga positiva e 3 coulombs de carga negativa atravessem o plano PP’ durante 1 segundo. A corrente em ampéres indicada pelo amperímetro A será a) 0. b) 1. c) 2. d) 3. e) 6.
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 59
Um garoto foi à loja comprar um estilingue e encontrou dois modelos: um com borracha mais “dura” e outro com borracha mais “mole”. O garoto concluiu que o mais adequado seria o que proporcionasse maior alcance horizontal, D, para as mesmas...