UNESP 2015 – Questão 77

Ciências da Natureza / Física / Leis de Newton / Princípio Fundamental ou Segunda Lei de Newton
O gol da conquista do tetracampeonato pela Alemanha na Copa do Mundo de 2014 foi feito pelo jogador Götze. Nessa jogada, ele recebeu um cruzamento, matou a bola no peito, amortecendo-a, e chutou de esquerda para fazer o gol. Considere que, imediatamente antes de tocar o jogador, a bola tinha velocidade de módulo V1=8 m/s em uma direção perpendicular ao seu peito e que, imediatamente depois de tocar o jogador, sua velocidade manteve-se perpendicular ao peito do jogador, porém com módulo V = 0,6 m/s e em sentido contrário.
www.colorir-e-pintar.com (adaptado)
 
Admita que, nessa jogada, a bola ficou em contato com o peito do jogador por 0,2 s e que, nesse intervalo de tempo a intensidade da força resultante (FR), que atuou sobre ela, variou em função do tempo, conforme o gráfico.
 
 
Considerando a massa da bola igual a 0,4 kg, é correto afirmar que, nessa jogada, o módulo da força resultante máxima que atuou sobre a bola, indicada no gráfico por Fmáx, é igual, em newtons, a:
a) 68,8
b) 34,4
c) 59,2
d) 26,4
e) 88,8
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Bio, Fís e Geo 2006 – Questão 20
Nos ímãs, que são feitos de materiais criadores de campo magnético, como o ferro, os spins (ímãs elementares) dos elétrons apontam sempre na mesma direção: para cima ou para baixo. O que determina esse fator é a influência de outro campo...
UNESP 2015 – Questão 33
(Joseph Lavallée. História completa das inquisições da Itália, Espanha e Portugal, 1822.) ...
UNESP 2017 – Questão 40
Observe o cartaz, relativo ao plebiscito realizado em janeiro de 1963. ...
Base dudow 2000 – Questão 41
Os ponteiros de hora e minuto de um relógio suíço têm, respectivamente, 1 cm e 2 cm. Supondo que cada ponteiro do relógio é um vetor que sai do centro do relógio e aponta na direção dos números na ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 67
Por um centésimo ...