UNESP 2015 – Questão 67

Ciências da Natureza / Biologia / Tecidos vegetais / Nutrição
Em 2014, os dois equinócios do ano foram em 20 de março e 23 de setembro. O primeiro solstício foi em 21 de junho e o segundo será em 21 de dezembro. Na data do solstício de verão no hemisfério norte, é solstício de inverno no hemisfério sul, e na data do equinócio de primavera no hemisfério norte, é equinócio de outono no hemisfério sul. A figura representa esses eventos astronômicos:

(www.infoescola.com. Adaptado)

Considere duas plantas de mesma espécies e porte, mantidas sob iluminação natural e condições ideais de irrigação, uma delas no hemisfério norte, sobre o trópico de Câncer, e a outra em mesma latitude e altitude, mas no hemisfério sul, sobre o trópico de Capricórnio.
Considerando os períodos de claro e escuro nos dias referentes aos equinócios e solstícios, é correto afirmar que:
a) no solstício de verão no hemisfério norte, a planta nesse hemisfério passará mais horas fazendo fotossíntese que respirando.
b) no solstício de verão no hemisfério sul, a planta nesse hemisfério passará mais horas fazendo fotossíntese que a planta no hemisfério norte.
c) no equinócio de primavera, as plantas passarão maior número de horas fazendo fotossíntese que quando no equinócio de outono.
d) no equinócio, as plantas passarão 24 horas fazendo fotossíntese e respirando, concomitantemente, enquanto no solstício passarão mais horas respirando que em atividade fotossíntética.
e) no equinócio, cada uma das plantas passará 12 horas fazendo fotossíntese e 12 horas respirando.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 75
A figura representa, de forma simplificada, parte de um sistema de engrenagens que tem a função de fazer girar duas hélices, H1 e H2. Um eixo ligado a um motor gira com velocidade angular constante e nele estão presas duas engrenagens, A e B....
UNESP (julho) 2007 – Questão 20
A Doença de Huntington é uma doença neurodegenerativa fatal, caracterizada por movimentos involuntários e demência progressiva. Observe o heredograma em que os indivíduos afetados estão representados pelas figuras preenchidas: Pela análise do heredograma, pode-se afirmar que a Doença de Huntington apresenta padrão de herança a) epistática. b) autossômica dominante. c) poligênica. d) com efeito limitado ao sexo. e) mitocondrial.
UNESP 2009 – Questão 39
Em uma circular técnica da Embrapa, depois da figura, ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 61
Os cristais azuis de sulfato de cobre (II) penta hidratados a 150°C perdem água formando o composto anidro de cor branca. Quando se adiciona água ao produto anidro, este regenera a cor azul. As fórmulas moleculares dos dois compostos de cobre (II) citados são, respectivamente: a) CuSO4 · 5 H2O; CuSO4 · 4 H2O. b) CuSO4 · 5H2O; CuSO4. c) CuSO4 · 5H2O; CuS. d) CuSO4; CuSO4 · 3 H2O. e) CuS · 5 H2O; CuS.
UNESP (julho) 2006 – Questão 57
O fechamento da Constituinte em 1823 e a Confederação do Equador em 1824 são aspectos de uma luta política que se estendeu por todo o primeiro reinado. Essa luta política consistia na oposição das elites a) do centro-sul ao regime monárquico. b) rurais ao absolutismo de D. Pedro I. c) do nordeste ao federalismo. d) à influência britânica sobre o Imperador. e) urbanas ao liberalismo de D. Pedro I.