UNESP 2015 – Questão 58

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes causadores de patologias
IHU On-Line – A medicalização de condutas classificadas como “anormais” se estendeu a praticamente todos os domínios de nossa existência. A quem interessa a medicalização da vida?
Sandra Caponi – A muitas pessoas. Em primeiro lugar ao saber médico, aos psiquiatras, mas também aos médicos gerais e especialistas. Interessa muito especialmente aos laboratórios farmacêuticos que, desse modo, podem vender seus medicamentos e ampliar o mercado de consumidores de psicofármacos de modo quase indefinido. Porém, esse interesse seria irrelevante se não existisse uma demanda social que aceita e até solicita que uma ampla variedade de comportamentos cotidianos ingresse no domínio do patológico. Um exemplo bastante óbvio é a escola. Crianças com problemas de comportamento mais ou menos sérios hoje recebem rapidamente um diagnóstico psiquiátrico. São medicadas, respondem à medicação e atingem o objetivo social procurado. Essas crianças que tomam ritalina ou antipsicóticos ficam mais calmas, mais sossegadas, concentradas e, ao mesmo tempo, mais tristes e isoladas.
(www.ihuonline.unisinos.br. Adaptado.)
 
Podemos considerar como uma importante implicação filosófica da medicalização da vida
a) a incorporação do conhecimento científico como meio de valorização da autonomia emocional e intelectual.
b) a institucionalização de procedimentos de análise e de cura psiquiátrica absolutamente objetivos e eficientes.
c) a proliferação social de conhecimentos e procedimentos médicos que pressupõem a patologização da vida cotidiana.
d) a contribuição eticamente positiva da psiquiatrização do comportamento infantil e juvenil na esfera pedagógica.
e) o caráter neutro do progresso científico em relação a condicionamentos materiais e a demandas sociais.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2011 – Questão 41
No milho, a cor púrpura dos grãos (A) é dominante em relação à amarela (a) e grãos cheios (B) são dominantes em relação aos murchos (b). Essas duas características são controladas por genes que se distribuem independentemente. Após o cruzamento entre indivíduos heterozigotos para ambos os caracteres, a proporção esperada de descendentes com o fenótipo de grãos amarelos e cheios é a) 1/4. b) 9/16. c) 3/16. d) 5/4. e) 1/16.
UNESP 2009 – Questão 33
A economia global enfrentou em 2008 uma explosão geral no preço dos alimentos. Assim, apesar da expansão das safras agrícolas, os estoques mundiais de alimentos reduziram-se ao seu menor nível nos últimos 25 anos, em função do aumento da...
UFMG 2015 – Questão 47
Na rua da Bahia, em Belo Horizonte, foi observada uma casa com um abacateiro. Em seus grandes galhos cresciam musgos, samambaias e fungos. Considerando esses seres vivos é CORRETO afirmar que todos eles a) alternam, ao longo do dia, os processos de fotossíntese e respiração. b) liberam gás carbônico no processo de respiração. c) obtêm do gás oxigênio a energia necessária para sobreviver. d) realizam a fotossíntese na presença de luz.
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2020 – Questão 119
Um anatomista vegetal, examinando os tecidos de uma espécie de angiosperma, evidenciou a presença de: ...
UNICAMP 2014 – Questão 20
Os diagramas abaixo ilustram a frequência percentual de indivíduos com diferentes tamanhos de bico, para duas espécies de tentilhões (gênero Geospiza) encontradas em três ilhas do arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico. As frequências...