UNESP 2015 – Questão 33

Ciências Humanas / História
Observemos apenas que o sistema dos feudos, afeudalidade, não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda reorganização dos sistemas de autoridade [...].
(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média, 2008.)

Segundo o texto, o sistema de feudos
a) representa a unificação nacional e assegura a imediata centralização do poder político.
b) deriva da falência dos grandes impérios da Antiguidade e oferece uma alternativa viável para a destruição dos poderes políticos.
c) impede a manifestação do poder real e elimina os resquícios autoritários herdados das monarquias antigas.
d) constitui um novo quadro de alianças e jogos políticos e assegura a formação de Estados unificados.
e) ocupa o espaço aberto pela ausência de poderes centralizados e permite a construção de uma nova ordem política.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2013 – Questão 41
Leia o texto a seguir. ...
FATEC 2003 – Questão 5
Os conflitos entre a Inglaterra e os colonos da América, que levaram à Guerra de Independência dos Estados Unidos, originaram-se de divergências sobre as seguintes questões: ...
UNESP 2021 – Questão 44
O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências ...
Base dudow 2000 – Questão 22
A Hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo, e que marca o início do calendário islâmico, corresponde: a) À entrada triunfal de Maomé em Meca em 630. b) Ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos. c) À fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina. d) À revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel. e) Ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.
UNESP 2021 – Questão 11
Considerando o contexto histórico de produção do texto, o soldado abandonado e seu “adversário possante” podem ser identificados, em termos políticos, como a) militarista e civilista, respectivamente. b) abolicionista e escravista, respectivamente. c) escravista e abolicionista, respectivamente. d) republicano e monarquista, respectivamente. e) monarquista e republicano, respectivamente.