UNESP 2015 – Questão 1

Ciências Humanas / História
A gente Honório Cota
Quando o coronel João Capistrano Honório Cota mandou erguer o sobrado, tinha pouco mais de trinta anos. Mas já era homem sério de velho, reservado,cumpridor. Cuidava muito dos trajes, da sua aparência medida. O jaquetão de casimira inglesa, o colete de linho atravessado pela grossa corrente de ouro do relógio; a calça é que era como a de todos na cidade — de brim, anão ser em certas ocasiões (batizado, morte, casamento— então era parelho mesmo, por igual), mas sempre muito bem passada, o vinco perfeito. Dava gosto ver:
O passo vagaroso de quem não tem pressa — o mundo podia esperar por ele, o peito magro estufado, os gestos lentos, a voz pausada e grave, descia a rua da Igreja cumprimentando cerimoniosamente, nobremente, os que por ele passavam ou os que chegavam na janela muitas vezes só para vê-lo passar.
Desde longe a gente adivinhava ele vindo: alto, magro,descarnado, como uma ave pernalta de grande porte.Sendo assim tão descomunal, podia ser desajeitado: não era, dava sempre a impressão de uma grande e ponderada figura. Não jogava as pernas para os lados nem as trazia abertas, esticava-as feito medisse os passos, quebrando os joelhos em reto.
Quando montado, indo para a sua Fazenda da Pedra Menina, no cavalo branco ajaezado de couro trabalhado e prata, aí então sim era a grande, imponente figura, que enchia as vistas. Parecia um daqueles cavaleiros antigos,fugidos do Amadis de Gaula ou do Palmeirim, quando iam para a guerra armados cavaleiros.
(Ópera dos mortos, 1970)
Segundo o texto, um papel fundamental da religião, na Grécia antiga, foi o de
a) eliminar as diferenças étnicas e sociais e permitir a igualdade social.
b) estabelecer identidade e vínculos comunitários e unificar as crenças.
c) impedir a persistência do paganismo e afirmar os valores cristãos.
d) eliminar a integração política, militar e cultural entre as cidades-estados.
e) valorizar as crenças aristocráticas e eliminar as formas de culto populares.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 78
Indique a alternativa correta, de acordo com o texto 2. ...
UNESP 2018 – Questão 19
“Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul [...].” ...
UNESP 2017 – Questão 74
O primeiro passo no metabolismo do etanol no organismo humano é a sua oxidação a acetaldeído pela enzima denominada álcool desidrogenase. A enzima aldeído desidrogenase, por sua vez, converte o acetaldeído em acetato. Os números de oxidação médios do elemento carbono no etanol, no acetaldeído e no íon acetato são, respectivamente, a) +2, +1 e 0. b) –2, –1 e 0. c) –1, +1 e 0. d) +2, +1 e –1. e) –2, –2 e –1.
UNESP 2020 – Questão 85
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou um estudo apresentando a mobilidade no sistema viário da cidade de São Paulo. Um dos resultados desse estudo consiste na comparação da velocidade média do tráfego geral, em um importante...
UNESP 2016 – Questão 17
A hipérbole é uma figura de palavra que consiste no exagero verbal (para efeito expressivo): “já disse mil vezes”, “correram mares de sangue”. ...