UNESP 2014 – Questão 69

Ciências da Natureza / Química / Modelos Atômicos / Modelo Atômico de Rutherford-Bohr
Em 2013 comemora-se o centenário do modelo atômico proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr para o átomo de hidrogênio, o qual incorporou o conceito de quantização da energia, possibilitando a explicação de algumas propriedades observadas experimentalmente.
Embora o modelo atômico atual seja diferente, em muitos aspectos, daquele proposto por Bohr, a incorporação do conceito de quantização foi fundamental para o seu desenvolvimento. Com respeito ao modelo atômico para o átomo de hidrogênio proposto por Bohr em 1913, é correto afirmar que:
a) o espectro de emissão do átomo de H é explicado por meio da emissão de energia pelo elétron em seu movimento dentro de cada órbita estável ao redor do núcleo do átomo.
b) o movimento do elétron ao redor do núcleo do átomo é descrito por meio de níveis e subníveis eletrônicos.
c) o elétron se move com velocidade constante em cada uma das órbitas circulares permitidas ao redor do núcleo do átomo.
d) a regra do octeto é um dos conceitos fundamentais para ocupação, pelo elétron, das órbitas ao redor do núcleo do átomo.
e) a velocidade do elétron é variável em seu movimento em uma órbita elíptica ao redor do núcleo do átomo.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 61
(Pucrs) Responder à questão com base no quadro abaixo, que apresenta compostos, nomes comuns e valores de pH, que podem ou não estar corretamente associados. A alternativa que contém as associações corretas é a) I - II - III b) II - III - IV c) III- IV d) III - IV - V e) IV - V
UNESP 2012 – Questão 84
A figura mostra um paralelepípedo reto-retângulo ABCDEFGH, com base quadrada ABCD de aresta a e altura 2a, em centímetros. A distância, em centímetros, do vértice A à diagonal BH vale: a) 56a. b) 66a. c) 55a. d) 65a. e) 306a.
UNESP 2019 – Questão 88
Dois números reais de 0 a 4, e que podem ser iguais, serão sorteados ao acaso. Denotando-se esses números por x e y, a probabilidade de que eles sejam tais que x2 + y 2 ≤ 1 é igual a a) b) c) d) e)
UNESP (julho) 2006 – Questão 2
Se a, b, c são números inteiros positivos tais que c = (a + bi)² – 14i, em que i² = –1, o valor de c é a) 48. b) 36. c) 24. d) 14. e) 7.
UNESP 2008 – Questão 37
Os movimentos de dois veículos, I e II, estão registrados nos gráficos da figura. Sendo os movimentos retilíneos, a velocidade do veículo II no instante em que alcança I é: a) 15 m/s. b) 20 m/s. c) 25 m/s. d) 30 m/s. e) 35 m/s.