UNESP 2014 – Questão 37

Ciências Humanas / História
  A proclamação da República não é um ato fortuito, nem obra do acaso, como chegaram a insinuar os monarquistas; não é tampouco o fruto inesperado de uma parada militar. Os militares não foram meros instrumentos dos civis, nem foi um ato de indisciplina que os levou a liderar o movimento da manhã de 15 de novembro, como tem sido dito às vezes. Alguns deles tinham sólidas convicções republicanas e já vinham conspirando há algum tempo [...]. Imbuídos de ideias republicanas, estavam convencidos de que resolveriam os problemas brasileiros liquidando a Monarquia e instalando a República.
(Emília Viotti da Costa. 
Da monarquia à república, 1987.)
 
O texto identifica a proclamação da República como resultado
a) da unidade dos militares, que agiram de forma coerente e constante na luta contra o poder civil que prevalecia durante o Império.
b) da fragilidade do comando exercido pelo Imperador frente às rebeliões republicanas que agitaram o país nas últimas décadas do Império.
c) de um projeto militar de assumir o comando do Estado brasileiro e implantar uma ditadura armada, afastando os civis da vida política.
d) da disseminação de ideais republicanos e salvacionistas nos meios militares, que articularam a ação de derrubada da Monarquia.
e) de uma conspiração de civis, que recorreram aos militares para derrubar a Monarquia e assumir o controledo Estado brasileiro.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 37
Um corpo parte do repouso em movimento uniformemente acelerado. Sua posição em função do tempo é registrada em uma fita a cada segundo, a partir do primeiro ponto à esquerda, que corresponde ao instante do início do movimento. A fita que melhor representa esse movimento é: a) b) c) d) e)
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 48
A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos,...
UNESP 2019 – Questão 31
- São uma formosura os governantes que tu modelaste, como se fosses um estatuário, ó Sócrates! [...] ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 10
Está aberto, no espetáculo de circo, o terreno da utopia. Na oração, “o terreno da utopia” exerce a função sintática de: a) objeto direto. b) complemento nominal. c) sujeito. d) predicativo do sujeito. e) predicativo do objeto.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 57
TEXTO I ...