UNESP 2014 – Questão 2

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Água-Mãe
Jogava com toda a alma, não podia compreender como um jogador se encostava, não se entusiasmava com a bola nos pés. Atirava-se, não temia a violência e com a sua agilidade espantosa, fugia das entradas, dos pontapés. Quando aquele back1, num jogo de subúrbio, atirou-se contra ele, recuou para derrubá-lo, e com tamanha sorte que o bruto se estendeu no chão, como um fardo. E foi assim crescendo a sua fama. Aos poucos se foi adaptando ao novo Joca que se formara nos campos do Rio. Dormia no clube, mas a sua vida era cada vez mais agitada. Onde quer que estivesse, era reconhecido e aplaudido. Os garçons não queriam cobrar as despesas que ele fazia e até mesmo nos ônibus, quando ia descer, o motorista lhe dizia sempre:
−Joca, você aqui não paga.
Quando entrava no cinema era reconhecido. Vinham logo meninos para perto dele. Sabia que agradava muito. No clube tinha amigos. Havia porém o antigo center-forward2 que se sentiu roubado com a sua chegada. Não tinha razão. Ele fora chamado. Não se oferecera. E o homem se enfureceu com Joca. Era um jogador de fama, que fora grande nos campos da Europa e por isso pouco ligava aos que não tinham o seu cartaz. A entrada de Joca, o sucesso rápido, a maravilha de agilidade e de oportunismo, que caracterizava o jogo do novato, irritava-o até ao ódio. No dia em que tivera que ceder a posição, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas. Viram-no chorando, e por isso concentrou em Joca toda a sua raiva. No entanto, Joca sempre o procurava. Tinha sido a sua admiração, o seu herói.
Água-Mãe, 1974. José Lins do Rego
1Beque, ou seja, o zagueiro de hoje.
2Centroavante.
No primeiro parágrafo, predominam verbos empregados no:
a) pretérito perfeito do modo indicativo.
b) pretérito imperfeito do modo indicativo.
c) presente do modo indicativo.
d) presente do modo subjuntivo.
e) pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 66
O fluxo de seiva bruta nas plantas está diretamente associado à abertura e ao fechamento dos estômatos. O aumento do fluxo de seiva bruta ao longo do caule é favorecido por a) estômatos abertos e baixa intensidade luminosa. b) estômatos abertos e baixa quantidade de água no solo. c) estômatos fechados e alta concentração de glicose na folha. d) estômatos abertos e baixa concentração de CO2 na folha. e) estômatos fechados e alta concentração de O2 na folha.
UNESP 2008 – Questão 31
Grandes tempestades de areia ocorrem na área assinalada no mapa, alcançando cidades, fechando aeroportos e provocando doenças respiratórias em larga escala. Assinale a alternativa que contém o nome dessa área, o país onde se localiza e o processo responsável pela ocorrência das referidas tempestades. a) Saara; Nepal; sedimentação. b) Vitória; Índia; vossorocamento. c) Atacama; Tailândia; meteorização. d) Kalaari; Vietnã; erosão. e) Gobi; Mongólia; desertificação.
UNESP 2016 – Questão 86
A figura indica o padrão de uma sequência de grades, feitas com vigas idênticas, que estão dispostas em posição horizontal e vertical. Cada viga tem 0,5 m de comprimento. O padrão da sequência se mantém até a última grade, que é feita com o total de 136,5 metros lineares de vigas. O comprimento do total de vigas necessárias para fazer a sequência completa de grades, em metros, foi de a) 4.877 b) 4.640 c) 4.726 d) 5.195 e) 5.162
UNESP (julho) 2008 – Questão 22
Analisando os processos sexuados e ciclos de vida das plantas, considere as informações seguintes. ...
Base dudow 2000 – Questão 24
Assinale a alternativa em que a concordância verbal e nominal está correta. a) Já é meio-dia-e meia; faltam poucos minutos para começar a reunião. b) Comprei um óculos escuro nesta loja.Consegue-se bons descontos aqui. c) Vão fazer dez anos que trabalho aqui e ainda é proibido a minha entrada na sala da Diretoria. d) duzentas gramas de queijo são demais para fazer a torta. e) A gente fomos ao cinema no domingo, e lá haviam amigos nossos na fila.