UNESP 2013 – Questão 62

Ciências da Natureza / Biologia / Fisiologia / Fisiologia humana
Na Copa Libertadores da América de 2012, o time do Santos perdeu de 2 a 1 para o Bolívar, da Bolívia, em La Paz. O fraco desempenho físico do time santista em campo foi atribuído à elevada altitude da cidade, onde os jogadores desembarcaram às vésperas do jogo. Duas semanas depois, jogando em Santos, SP, o time santista ganhou do Bolívar por 8 a 0.
Considerando a pressão atmosférica, a mecânica e a fisiologia da respiração e, ainda, o desempenho físico dos jogadores do Santos nesses dois jogos, é correto afirmar que em Santos a pressão atmosférica é
a) menor que em La Paz, o que implica menor esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2Disso resulta saldo energético positivo, o que melhora o desempenho físico dos jogadores quando o jogo acontece em cidades de baixa altitude.
b) maior que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Em Santos, portanto, o maior esforço físico dos músculos envolvidos com a respiração resulta na melhora do desempenho físico dos atletas no jogo.
c) menor que em La Paz, o que implica maior esforço dos músculos intercostais e do diafragma para fazer chegar aos pulmões a quantidade necessária de O2. Tanto em Santos quanto em La Paz a quantidade de O2 por volume de ar inspirado é a mesma, e a diferença no desempenho físico dos jogadores deve-se apenas ao esforço empregado na respiração.
d) maior que em La Paz, porém é menor a concentração de O2, por volume de ar atmosférico inspirado. Em La Paz, portanto, o organismo do atleta reage diminuindo a produção de hemácias, pois é maior a quantidade de O2
disponível nos alvéolos. A menor quantidade de hemácias resulta no baixo desempenho físico dos jogadores.
e) maior que em La Paz, assim como é maior a concentração de O2, por volume de ar atmosférico inspirado. Em Santos, portanto, com maior disponibilidade de oxigênio, a concentração de hemácias do sangue é suficiente para levar para os tecidos musculares o O2, necessário para a atividade física empregada no jogo.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 54
Quando uma criança está febril, é prática comum passar no corpo da criança um algodão umedecido em álcool. Esse procedimento funciona por que: a) o álcool atua como anticéptico. b) ao evaporar, o álcool diminui a temperatura ambiente. c) para evaporar, o álcool precisa absorver energia. d) ao evaporar, o álcool aumenta a temperatura. e) a reação do álcool com a pele é exotérmica.
UNESP 2011 – Questão 13
Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano. A forma verbal queimava, no período acima, apresenta o sentido de: a) ignorava. b) assava. c) destruía. d) marcava. e) prejudicava.
UNESP 2005 – Questão 59
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi criada em 1959, no final do governo Juscelino Kubitschek, com o objetivo de implementar uma política específica para uma região ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 79
Uma bolsa térmica com 500g de água à temperatura inicial de 60ºC é empregada para tratamento da dor nas costas de um paciente. Transcorrido um certo tempo desde o início do tratamento, a temperatura da água contida na bolsa é de 40ºC....
UNESP 2013 – Questão 42
O colapso e o fim da União Soviética, no princípio da década de 1990, derivaram, entre outros fatores, ...