UNESP 2013 – Questão 60

Ciências Humanas / Geografia / Cultura e Religião / Religiões no mundo
O marketing religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de uma determinada religião, oferecendo uma linha de produtos e serviços específicos para determinado segmento religioso e linguagem inerente ao tipo de pregação veiculada. A pessoa que se sente vazia num mundo capitalista e individualista busca refúgio através de uma religião.
Identificar o público que mais frequenta o templo e o bairro onde o mesmo está situado, o nível de escolaridade, renda, hábitos, demais dados dos perfis demográficos e psicográficos são considerados num planejamento de marketing de uma linha de produtos religiosos.
(Fernando Rebouças. Marketing religioso.
www.infoescola.com, 04.01.2010. Adaptado.)
O fenômeno descrito pode ser explicado por tendências de
a) instrumentalização e mercantilização da fé religiosa.
b) crítica religiosa à massificação de produtos de consumo.
c) recuperação das práticas religiosas tradicionais.
d) indiferença das igrejas e religiões frente às demandas de mercado.
e) rejeição de ferramentas administrativas no âmbito religioso.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2009 – Questão 2
A Amazônia Legal, com área de aproximadamente 5.215.000 km², compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do estado do Maranhão. Um sistema de monitoramento e controle mensal do...
Base dudow 2000 – Questão 54
As Cidades-Estados, na Grécia: a) eram politicamente autônomas. b) apresentavam organização econômica solidária. c) estavam unidas na política de colonização do Mediterrâneo. d) possuíam princípios religiosos antagônicos. e) mantiveram política comercial comum.
UNESP 2014 – Questão 12
A cambuquira e o bacalhau afidalgam-se no mercado. ...
FGV Economia 2009 – Questão 65
Província Russa tem feriado para casais procriarem ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 57
A recente crise generalizada que se instalou na primeira república negra do mundo não pode ser entendida de forma pontual e simplória. É necessário compreender sua história, marcada por intervenções, regimes ditatoriais, corrupção e...