UNESP 2013 – Questão 59

Ciências da Natureza / Biologia / Metodologia Científica / Pensamento Científico
O hormônio testosterona está ligado ao egoísmo, segundo uma pesquisa inglesa. Em testes feitos por cientistas da University College London, na Grã-Bretanha, mulheres que tomaram doses do hormônio masculino mostraram comportamento egocêntrico quando tinham de lidar com problemas em pares.
Quando os pesquisadores ministraram placebo às voluntárias antes dos testes, elas cooperaram entre si. O estudo ajuda a explicar como os hormônios moldam o comportamento humano.
(Testosterona pode induzir comportamento egoísta. Veja, 01.02.2012.)
O pressuposto fundamental assumido pela pesquisa citada para explicar o comportamento humano pode ser identificado com
a) as diferenças sociais de gênero.
b) o determinismo biológico.
c) os fatores de natureza histórica.
d) os determinismos materiais da sociedade.
e) a autonomia ética do indivíduo.

Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 21
O conjunto "Quatro Cordas" utiliza quatro importantes instrumentos de corda: o violão, o violino, o violoncelo e a harpa. No instante em que eles tocam a mesma nota de determinada oitava, com igual intensidade sonora, é possível identificar o som de cada instrumento porque apresenta diferente: a) volume. b) frequência. c) timbre. d) amplitude. e) altura.
UNESP (julho) 2007 – Questão 80
De acordo com o texto, é correto afirmar que ...
UNESP s. port 2007 – Questão 6
Uma fábrica produz dois tipos de peças, P1 e P2. Essas peças são vendidas a duas empresas, E1 e E2. O lucro obtido pela fábrica com a venda de cada peça P1 é R$ 3,00 e de cada peça P2 é R$ 2,00. ...
UNESP 2015 – Questão 48
Florestas tropicais recobrindo níveis de morros costeiros, escarpas terminais tipo “Serra do Mar” e setores serranos mamelonizados dos planaltos compartimentados e acidentados do Brasil de Sudeste. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes...
UNESP 2017 – Questão 30
No trecho do segundo parágrafo “The city has to be for everybody”, a expressão em destaque pode ser substituída, sem alteração de sentido, por a) must. b) could. c) may. d) used to. e) going to.