UNESP 2013 – Questão 53

Ciências Humanas / História
O uso do álcool combustível é antigo no Brasil. Desde o início do século XX, o país já usava o produto extraído da cana-de-açúcar para fins energéticos. Com o pré-sal em alta, o açúcar caro lá fora e os canaviais em crise, o biocombustível brasileiro derrapa quando o mundo mais precisa de energia verde.
(Martha San Juan França. O etanol na encruzilhada. 
Unesp Ciência, maior de 2012. Adaptado)
 
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no Brasil,
a) em 1900, iniciaram-se experiências com motores a combustão, em alguns casos movidos a etanol, provocando o aumento da exportação brasileira desse biocombustível.
b) dos séculos XVI a XVIII, os engenhos de açúcar se expandiram pela região Nordeste, constituindo a principal atividade econômica.
c) com a desativação do Pro-álcool em 2001, descartou-se a perspectiva do etanol se consolidar no mercado brasileiro como fonte renovável de energia.
d) em 1960, a primeira crise do petróleo elevou o preço do barril e a importação consumiu quase metade das divisas obtidas com a exportação nacional. 
e) a chegada ao mercado dos carros com motor  flex provocou aumento significativo da produção de etanol, tornando o país autossuficiente.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2014 – Questão 11
Leia o texto a seguir. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 7
TEXTO I ...
PUC-CAMP 2024 – Questão 18
A Região Sudeste do Brasil, segunda menor em extensão geográfica, mas responsável por 55,2% do PIB, teve o início da sua predominância econômica no país a partir da segunda metade do século XIX. Os primórdios desse desenvolvimento estão...
UNESP (julho) 2014 – Questão 30
No trecho do último parágrafo – A city’s ability to keep solid waste out of drainage ditches can also influence whether a neighborhood floods after a heavy storm. –, a palavra whether pode ser substituída, sem alteração de sentido, por a) as. b) either. c) if. d) like. e) so that.
UNESP 2018 – Questão 16
No último parágrafo, “pôr ordem à desordem” significa a) estimular os proprietários a tratarem seus escravos com menos rigor. b) conceder a liberdade aos escravos fugidos. c) conceder aos proprietários de escravos fugidos alguma compensação. d) abolir a tortura imposta aos escravos fugidos. e) restituir os escravos fugidos a seus proprietários.