UNESP 2012 – Questão 63

Ciências da Natureza / Biologia / Bioenergética / Respiração Aeróbica
 Os carros híbridos, cujos motores funcionam a combustão interna (geralmente combustíveis fósseis) e eletricidade, são tidos como alternativa viável para reduzir a emissão veicular de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. 
Para testar se são realmente ecológicos, pesquisadores italianos compararam as emissões de dióxido de carbono de quatro homens, em três situações, correndo, caminhando e andando de bicicleta, com as emissões de dióxido de carbono de carros movidos a gasolina, de carros movidos a óleo diesel e de carros híbridos, quando cada um desses tipos de carros transportava esses mesmos quatro homens em percursos urbanos. 
Os resultados são apresentados no gráfico a seguir, onde as barras representam a emissão de CO2 de cada tipo de carro, e as linhas contínuas representam a emissão de CO2 pelo grupo de quatro homens.

 
(Scientific American Brasil, junho de 2011. Adaptado.)


 
Considerando os resultados e as condições nas quais foi realizado o experimento, e considerando os processos de obtenção e produção da energia que permitem a movimentação dos músculos do homem, pode-se dizer corretamente que quatro homens
a) transportados por um carro híbrido apresentam a 
mesma taxa respiratória que quatro homens pedalando, e liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.
b) correndo consomem mais glicose que quatro homens 
pedalando ou quatro homens caminhando, e liberaram para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um carro híbrido que os estivesse transportando.
c) pedalando consomem mais oxigênio que quatro 
homens caminhando ou correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um veículo híbrido que os estivesse transportando.
d) pedalando têm maior consumo energético que quatro homens caminhando ou quatro homens correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera menor quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por qualquer veículo que os estivesse transportando.
e) transportados por um veículo a gasolina ou por um veículo a diesel liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por quatro homens transportados por um veículo híbrido e menor quantidade que aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
Este ano comemorou-se 50 anos da publicação do trabalho de Francis Crick e James Watson, que estabeleceu o modelo da estrutura da molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA). Dentre as afirmativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA: ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 52
Sendo os homens, conforme (...) dissemos, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder de outrem sem dar consentimento. ...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 10
Abaporu, óleo s/ tela de Tarsila do Amaral, 1929.​ ...
ENEM 2ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 134
Probióticos são microrganismos vivos utilizados na promoção da saúde, uma vez que ajudam na reposição da microbiota intestinal. No entanto, recomendações médicas indicam que probióticos de origem bacteriana não devem ser consumidos ao...
UNESP 2016 – Questão 25
De acordo com o texto, uma das vantagens dos produtos agrícolas geneticamente modificados existentes é que esses produtos a) se caracterizam por uma aparência padronizada. b) alteram o DNA de pragas resistentes a herbicidas. c) aumentam a tolerância a alergias. d) possibilitam variação ilimitada das espécies. e) oferecem maior produtividade.