UNESP 2012 – Questão 63

Ciências da Natureza / Biologia / Bioenergética / Respiração Aeróbica
 Os carros híbridos, cujos motores funcionam a combustão interna (geralmente combustíveis fósseis) e eletricidade, são tidos como alternativa viável para reduzir a emissão veicular de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. 
Para testar se são realmente ecológicos, pesquisadores italianos compararam as emissões de dióxido de carbono de quatro homens, em três situações, correndo, caminhando e andando de bicicleta, com as emissões de dióxido de carbono de carros movidos a gasolina, de carros movidos a óleo diesel e de carros híbridos, quando cada um desses tipos de carros transportava esses mesmos quatro homens em percursos urbanos. 
Os resultados são apresentados no gráfico a seguir, onde as barras representam a emissão de CO2 de cada tipo de carro, e as linhas contínuas representam a emissão de CO2 pelo grupo de quatro homens.

 
(Scientific American Brasil, junho de 2011. Adaptado.)


 
Considerando os resultados e as condições nas quais foi realizado o experimento, e considerando os processos de obtenção e produção da energia que permitem a movimentação dos músculos do homem, pode-se dizer corretamente que quatro homens
a) transportados por um carro híbrido apresentam a 
mesma taxa respiratória que quatro homens pedalando, e liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.
b) correndo consomem mais glicose que quatro homens 
pedalando ou quatro homens caminhando, e liberaram para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um carro híbrido que os estivesse transportando.
c) pedalando consomem mais oxigênio que quatro 
homens caminhando ou correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um veículo híbrido que os estivesse transportando.
d) pedalando têm maior consumo energético que quatro homens caminhando ou quatro homens correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera menor quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por qualquer veículo que os estivesse transportando.
e) transportados por um veículo a gasolina ou por um veículo a diesel liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por quatro homens transportados por um veículo híbrido e menor quantidade que aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 71
Considere uma pulseira formada por 22 esferas de hematita (Fe2O3), cada esfera com raio igual a 0,5 cm. O fecho e o fio que unem as esferas dessa pulseira têm massas e volumes desprezíveis e a densidade da hematita é cerca de 5,0 g/cm3. Sabendo que o volume de uma esfera é calculado pela expressão V=43 π r3, a massa, em gramas, dessa pulseira é próxima de a) 110. b) 82. c) 58. d) 136. e) 150.
UNESP (julho) 2011 – Questão 34
Entre as características da sociedade da região das Minas Gerais no período da extração de ouro, no século XVIII, podemos citar: ...
UNESP 2005 – Questão 28
O Estado em destaque no mapa não possui uma grande cidade para polarizar seu espaço geográfico. Desse modo, as capitais dos Estados vizinhos disputam a área de influência sobre seu território. ...
UNESP (julho) 2012 – Questão 65
Recentemente, uma marca de arroz colocou nos meios de comunicação uma campanha publicitária com o tema. Só os saudáveis sobrevivem. Em um dos filmes da campanha, um homem pré-histórico, carregando um pacote de batatas fritas, é perseguido por...
UNESP (julho) 2008 – Questão 32
O dinamismo industrial e o desenvolvimento tecnológico são os grandes responsáveis pelas relações de subordinação político-econômica no mundo. Nesse contexto, e tomando como base a economia africana, analise os itens seguintes. ...