UNESP 2012 – Questão 50

Ciências Humanas / Geografia / Populações
Analise o gráfico:
 
POPULAÇÃO NOS CENSOS DEMOGRÁFICOS
Segundo as regiões geográficas brasileiras - 1940/2012
(IBGE. Adaptado)
 
A partir da análise dos dados apresentados no gráfico e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:
a) a curva populacional da região Nordeste apresenta crescimento acentuado a partir da década de 1970, superando a da região Sudeste.
b) a região Sul manteve constante seus índices de crescimento populacional em todo o período analisado, espelhando um forte fluxo migratório para a região.
c) a curva populacional da região Sudeste, a partir da década de 1980, apresenta um crescimento mais acelerado do que a curva populacional do Brasil.
d) apesar de as regiões Nordeste e Sudeste, na década de 1940, possuírem números populacionais semelhantes, a curva da região Nordeste supera a da região Sudeste a partir da década de 1970.
e) as regiões Norte e Centro-Oeste, em todo o período analisado, apresentaram comportamentos próximos em seus números absolutos de população.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 26
Observe o mapa. Juntando-se as três legendas que representam as mais baixas altitudes do relevo brasileiro, é possível afirmar que a maioria dessas terras apresenta a) altitudes sempre superiores a 800 metros. b) altitudes inferiores a 800 metros. c) planaltos com altitudes maiores que 800 metros. d) planícies com altitudes em torno de 800 metros. e) altitudes médias superiores a 800 metros.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 3
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são substâncias formadas por moléculas que contêm átomos de carbono, flúor e cloro. Descobertos em 1930, eram considerados uma maravilha, pois substituíam, com grande eficiência, a amônia, utilizada em...
UNESP 2009 – Questão 26
O esquema refere-se à formação de um fenômeno climático que, no hemisfério sul, ocorre com maior incidência entre os meses de maio e setembro. ...
UNESP 2013 – Questão 9
Em sua penúltima fala no fragmento, Cleia critica o conceito de “democracia grega”, podendo-se perceber, pelo teor de seu discurso, que ...
UNESP 2020 – Questão 35
A “despersonalização” e a “dessocialização” dos escravizados podem ser associadas, respectivamente, ...