UNESP 2012 – Questão 37

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
A tabela contém dados extraídos de  A formação do capitalismo dependente no Brasil, 1977, de Ladislau Dowbor, que se referem ao preço médio de um escravo (sexo masculino) no Vale do Paraíba.
 
 
Indique a alternativa que pode ser confirmada pelos dados apresentados na tabela.
a) A comercialização interna de escravos permitiu que os preços se mantivessem altos na primeira metade do século XIX.
b) A Lei do Ventre Livre, de 1871, foi a principal responsável pela diminuição no número de escravos e pela redução dos preços.
c) A grande imigração, a partir de 1870, aumentou o uso de mão de obra escrava e provocou redução nos preços.
d) A proibição do tráfico de escravos, em 1850, provocou sensível aumento nos preços, pois limitou drasticamente o ingresso de africanos.
e) A aplicação da tarifa Alves Branco, em 1844, aumentou os impostos de importação, dificultou o tráfico de escravos e provocou elevação nos preços.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 35
Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da...
UNESP 2016 – Questão 48
Imagine que você entrou numa loja de eletrodomésticos e em instantes um vendedor lhe oferece uma geladeira exatamente como a que você pesquisou na internet pouco tempo antes. Ou uma empresa que aumentou a previsão de demanda de um determinado...
UNESP s. port 2007 – Questão 25
As considerações a seguir dizem respeito à cidade localizada no mapa. ...
UNESP s. port 2007 – Questão 84
A leitura dos dois textos permite afirmar que: ...
UNESP 2020 – Questão 27
De acordo com o texto, a Tropicália a) congregou artistas de diversos matizes ideológicos,tanto favoráveis como contrários ao regime militar. b) foi um movimento eminentemente musical, que transmitia o otimismo da década de 1950. c) foi um movimento artístico-cultural que se apropriou do ideário da Antropofagia. d) foi um movimento cultural interrompido pelo regime militar. e) teve seu ápice incentivado pela explosão industrial nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.