UNESP 2012 – Questão 35

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / Escravidão
Os africanos não escravizavam africanos, nem se reconheciam então como africanos. Eles se viam como membros de uma aldeia, de um conjunto de aldeias, de um reino e de um grupo que falava a mesma língua, tinha os mesmos costumes e adorava os mesmos deuses. (...) Quando um chefe (...) entregava a um navio europeu um grupo de cativos, não estava vendendo africanos nem negros, mas (...) uma gente que, por ser considerada por ele inimiga e bárbara, podia ser escravizada. (...) O comércio transatlântico (...) fazia parte de um processo de integração econômica do Atlântico, que envolvia a produção e a comercialização, em grande escala, de açúcar, algodão, tabaco, café e outros bens tropicais, um processo no qual a Europa entrava com o capital, as Américas com a terra e a África com o trabalho, isto é, com a mão de obra cativa.
Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008 (adaptado)
Ao caracterizar a escravidão na África e a venda de escravos por africanos para europeus nos séculos XVI a XIX, o texto:
a) reconhece que a escravidão era uma instituição presente em todo o planeta e que a diferenciação entre homens livres e homens escravos era definida pelas características raciais dos indivíduos.
b) critica a interferência europeia nas disputas internas do continente africano e demonstra a rejeição do comércio escravagista pelos líderes dos reinos e aldeias então existentes na África.
c) diferencia a escravidão que havia na África da que existia na Europa ou nas colônias americanas, a partir da constatação da heterogeneidade do continente africano e dos povos que lá viviam.
d) afirma que a presença europeia na África e na América provocou profundas mudanças nas relações entre os povos nativos desses continentes e permitiu maior integração e colaboração interna.
e) considera que os únicos responsáveis pela escravização de africanos foram os próprios africanos, que aproveitaram as disputas tribais para obter ganhos financeiros.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 21
​Gregório de Matos definiu, no século XVII, ...
UNESP 2016 – Questão 26
No trecho do segundo parágrafo “not only in income, but also in years of life”, a expressão “not only … but also” indica a) exclusão. b) alternativa. c) negação. d) contraste. e) adição.
UNESP 2008 – Questão 46
Considere um lago onde a velocidade de propagação dasondas na superfície não dependa do comprimento de onda, mas apenas da profundidade. Essa relação pode ser dada por v = √gd , onde g é a aceleração da gravidade e d é a profundidade....
UNESP 2017 – Questão 68
Na figura estão representados exemplares de peixes, de aves e de mamíferos. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 87
Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amorfati: nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas...