UNESP 2012 – Questão 10

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O fim do marketing
A empresa vende ao consumidor com a web não é mais assim
Com a internet se tornando onipresente, os Quatro Ps do marketing – produto, praça, preço e promoção – não funcionam mais. O paradigma era simples e unidirecional: as empresas vendem aos consumidores. Nós criamos produtos; fixamos preços; definimos os locais onde vendê-los; e fazemos anúncios. Nós controlamos a mensagem. A internet transforma todas essas atividades.
(...) Os produtos agora são customizados em massa, envolvem serviços e são marcados pelo conhecimento e os gostos dos consumidores. Por meio de comunidades online, os consumidores hoje participam do desenvolvimento do produto. Produtos estão se tornando experiências. Estão mortas as velhas concepções industriais na definição e marketing de produtos.
(...) Graças às vendas online e à nova dinâmica do mercado, os preços fixados pelo fornecedor estão sendo cada vez mais desafiados. Hoje questionamos até o conceito de “preço”, à medida que os consumidores ganham acesso a ferramentas que lhes permitem determinar quanto querem pagar. Os consumidores vão oferecer vários preços por um produto, dependendo de condições específicas. Compradores e vendedores trocam mais informações e o preço se torna fluido. Os mercados, e não as empresas, decidem sobre os preços de produtos e serviços.
(...) A empresa moderna compete em dois mundos: um físico (a praça, ou marketplace) e um mundo digital de informação (o espaço mercadológico, ou marketspace). As empresas não devem preocupar-se com a criação de um website vistoso, mas sim de uma grande comunidade online e com o capital de relacionamento. Corações, e não olhos, são o que conta. Dentro de uma década, a maioria dos produtos será vendida no espaço mercado-lógico. Uma nova fronteira de comércio é a marketface – a interface entre o marketplace e o marketspace.
(...) Publicidade, promoção, relações públicas etc. exploram “mensagens” unidirecionais, de um-para-muitos e de tamanho único, dirigidas a consumidores sem rosto e sem poder. As comunidades online perturbam drasticamente esse modelo. Os consumidores com frequência têm acesso a informações sobre os produtos, e o poder passa para o lado deles. São eles que controlam as regras do mercado, não você. Eles escolhem o meio e a mensagem. Em vez de receber mensagens enviadas por profissionais de relações públicas, eles criam a “opinião pública” online.
Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom.
D. Tapscott. O fim do marketing. INFO, S. Paulo, Ed. Abril, 2011, p. 22


 
"Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é  muito bom".
O termo marqueteiro, presente nesta frase, foi formado em português por influência do inglês e tem como uma de suas acepções usuais:
a) consumidor de mercado.
b) construtor de marquises de lojas.
c) investidor do mercado financeiro.
d) profissional de marketing.
e) empresário de supermercado.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 15
Segundo um dos dogmas da doutrina cristã, Jesus Cristo nos resgatou e nos reconciliou com Deus por meio de seu sacrifício na cruz. Aponte o verso do poema que nega explicitamente esse dogma para a imagem de Cristo Pantocrátor. a) Não: aquela cabeça é de um Deus, não se inclina. b) Aquela face austera, aquele olhar troveja. c) Este não redimiu; não foi à Cruz: olhai-o. d) Figura de Jesus Pantocrátor: domina. e) Este do mundo antigo espedaçado assoma…
Base dudow 2000 – Questão 68
Na frase “Especialistas dizem que os estudos para a obra privilegiaram a questão da quantidade de água a ser desviada do rio, mas o governo teria negligenciado a avaliação do impacto socioeconômico da transposição sobre a região”. A conjunção mas poderá ser substituída por : a) já b) visto que c) pois d) à medida que e) porém
UNESP (julho) 2007 – Questão 65
Alguns insetos andam com facilidade sobre a água. Em rios poluídos com esgoto doméstico isso é mais difícil de acontecer, principalmente devido à presença de grandes quantidades de sabão e detergente provenientes de atividades como lavar...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 115
No Brasil, a condição cidadã, embora dependa da leitura e da escrita, não se basta pela enunciação do direito, nem pelo domínio desses instrumentos, o que, sem dúvida, viabiliza melhor participação social. A condição cidadã depende,...
UNESP (julho) 2012 – Questão 12
Examine as afirmações, comparando-as com o que se ...