UNESP 2011 – Questão 75

Ciências da Natureza / Química / Eletroquímica / Pilhas
A obtenção de energia é uma das grandes preocupações da sociedade contemporânea e, nesse aspecto, encontrar maneiras efetivas de gerar eletricidade por meio de reações químicas é uma contribuição significativa ao desenvolvimento científico e tecnológico.
A figura mostra uma célula eletroquímica inventada por John Daniell em 1836. Trata-se de um sistema formado por um circuito externo capaz de conduzir a corrente elétrica e de interligar dois eletrodos que estejam separados e mergulhados num eletrólito. Uma reação química que ocorre nesse sistema interligado leva à produção de corrente elétrica.
 
Dados:
Zn2+(aq) + 2e → Zn (s) E0 = – 0,76 V
Cu2+(aq) + 2e → Cu (s) E0 = + 0,34 V
 
Com base nessas informações, afirma-se que:
I. Nessa célula eletroquímica, a energia produzida pela reação de oxirredução espontânea é transformada em eletricidade.
II. Os elétrons caminham espontaneamente, pelo fio metálico, do eletrodo de zinco para o de cobre.
III. A reação de redução do Cu2+ consome elétrons e, para compensar essa diminuição de carga, os íons K+ migram para o cátodo através da ponte salina.
IV. A força eletromotriz gerada por essa célula eletroquímica a 25 °C equivale a −1,1 V.
É correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 44
Uma garrafa térmica possui em seu interior 1,0 kg de água a 80°C. Meia hora depois, a temperatura da água caiu para 50°C. Nessas condições, e lembrando que o calor específico da água é 1,0 cal/(g°C), o fluxo de calor perdido pela água foi em média de a) 1,0 cal/min. b) 100 cal/min. c) 500 cal/min. d) 1 000 cal/min. e) 4 180 cal/min.
UNESP 2010 – Questão 59
É possível afirmar através de uma visão de síntese do processo histórico da industrialização no Brasil entre 1880 a 1980, que esta foi retardatária cerca de 100 anos em relação aos centros mundiais do capitalismo. Podemos identificar cinco...
UNESP (julho) 2011 – Questão 69
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. A água é um solvente muito eficaz para solubilizar compostos iônicos. Quando um composto iônico se dissolve em água, a solução resultante é composta de íons dispersos pela solução. Distribuição esquemática de íons de um sal dissolvido em água O composto que representa melhor a solução esquematizada na figura é: a) MgCl2. b) KCl. c) K2SO4. d) Fe2O3. e) MgCO3.
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 9
Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 11.705/08, chamada de Lei Seca, prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas e dirigir. A nova lei seca brasileira com limite de 2 decigramas de álcool por litro...
UNESP 2009 – Questão 60
A ocupação da área geográfica da floresta amazônica ocorreu paulatinamente desde a colonização do país e intensificou-se, sobretudo, quando ...