UNESP 2011 – Questão 75

Ciências da Natureza / Química / Eletroquímica / Pilhas
A obtenção de energia é uma das grandes preocupações da sociedade contemporânea e, nesse aspecto, encontrar maneiras efetivas de gerar eletricidade por meio de reações químicas é uma contribuição significativa ao desenvolvimento científico e tecnológico.
A figura mostra uma célula eletroquímica inventada por John Daniell em 1836. Trata-se de um sistema formado por um circuito externo capaz de conduzir a corrente elétrica e de interligar dois eletrodos que estejam separados e mergulhados num eletrólito. Uma reação química que ocorre nesse sistema interligado leva à produção de corrente elétrica.
 
Dados:
Zn2+(aq) + 2e → Zn (s) E0 = – 0,76 V
Cu2+(aq) + 2e → Cu (s) E0 = + 0,34 V
 
Com base nessas informações, afirma-se que:
I. Nessa célula eletroquímica, a energia produzida pela reação de oxirredução espontânea é transformada em eletricidade.
II. Os elétrons caminham espontaneamente, pelo fio metálico, do eletrodo de zinco para o de cobre.
III. A reação de redução do Cu2+ consome elétrons e, para compensar essa diminuição de carga, os íons K+ migram para o cátodo através da ponte salina.
IV. A força eletromotriz gerada por essa célula eletroquímica a 25 °C equivale a −1,1 V.
É correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 53
A glicerina, que é um álcool usado, entre outras coisas, na produção de polímeros e de nitroglicerina, tem fórmula estrutural plana Da glicerina é incorreto afirmar que: Dado: massa molar (g/mol): H = 1, C = 12, O = 16 a) tem fórmula molecular (C3H8O3). b) é um tri álcool ou triol. c) tem massa molar igual a 92 g/mol. d) em 368 g há 24 • 1023 moléculas. e) o total de átomos em uma molécula é igual a três.
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 114
Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando à produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o...
UNESP 2015 – Questão 81
Em um experimento de eletrostática, um estudante dispunha de três esferas metálicas idênticas, A, B e C, eletrizadas, no ar, com cargas elétricas 5Q, 3Q e –2Q, respectivamente. ...
UNESP 2017 – Questão 23
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no texto. a) which. b) when. c) while. d) whoever. e) who.
UNESP s. port 2006 – Questão 57
Padre Cícero, prontamente, jurou lealdade ao Papa e à Constituição republicana do Brasil e, de imediato, recorreu aos potentados políticos do interior, atitudes com as quais ele, mais uma vez, desviou de si a hostilidade ambivalente do Estado e...