UNESP 2011 – Questão 67

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Evidências de Evolução
Há cerca de 40.000 anos, duas espécies do gênero Homo conviveram na área que hoje corresponde à Europa: H. sapiens e H. neanderthalensis. Há cerca de 30.000 anos, os neandertais se extinguiram, e tornamo-nos a única espécie do gênero.
No início de 2010, pesquisadores alemães anunciaram que, a partir de DNA extraído de ossos fossilizados, foi possível sequenciar cerca de 60% do genoma do neandertal. Ao comparar essas sequências com as sequências de populações modernas do H. sapiens, os pesquisadores concluíram que de 1 a 4% do genoma dos europeus e asiáticos é constituído por DNA de neandertais. Contudo, no genoma de populações africanas não há traços de DNA neandertal.
Isto significa que
a) os H. sapiens, que teriam migrado da Europa e Ásia para a África, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
b) os H. sapiens, que teriam migrado da África para a Europa, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
c) o H. sapiens e o H. neanderthalensis não têm um ancestral em comum.
d) a origem do H. sapiens foi na Europa, e não na África, como se pensava.
e) a espécie H. sapiens surgiu independentemente na África, na Ásia e na Europa.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2006 – Questão 23
Políticas de inclusão que consideram cotas para negros ou afrodescendentes nas universidades públicas foram colocadas em prática pela primeira vez na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2001. Propostas como essas geram polêmicas e...
Base dudow 2000 – Questão 43
(Pucrs) Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular, uma pesquisa foi realizada fixando-se a extremidade de uma fatia de músculo cardíaco a um medidor de força. Sobre essa fatia de músculo, o biólogo pingou gotas de cinco diferentes neurotransmissores, uma por vez. O medidor de força mostrou que houve contração após as células musculares terem sido banhadas em a) noradrenalina. b) acetilcolina. c) serotonina. d) glicina. e) glutamato.
UNESP 2013 – Questão 77
No dia 5 de junho de 2012, pôde-se observar, de determinadas regiões da Terra, o fenômeno celeste chamado trânsito de Vênus, cuja próxima ocorrência se dará em 2117. ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 37
Segundo se divulga, a Big Tower do parque de diversões Beto Carrero World possui uma torre radical com 100 m de altura. Caso o elevador estivesse em queda livre por todo esse trecho, e considerando o valor da aceleração da gravidade como sendo 10,0 m/s2, e que o elevador parte do repouso, conclui-se que sua velocidade ao final dos 100 m seria de: a) 33,2 m/s. b) 37,4 m/s. c) 44,7 m/s. d) 49,1 m/s. e) 64,0 m/s.
Base dudow 2000 – Questão 34
A hipótese de que os cloroplastos e as mitocôndrias tenham surgido através de uma associação simbiótica de um eucarioto primitivo com, respectivamente, bactérias fotossintetizantes e bactérias aeróbicas, é reforçada pelo fato daquelas...