UNESP 2011 – Questão 35

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Política Externa
A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi definida, por alguns historiadores, como um momento de apogeu do Império brasileiro. Outros preferiram considerá-la como uma demonstração de seu declínio. Tal discordância se justifica porque o conflito sul-americano:
a) estabeleceu pleno domínio militar brasileiro na região do Prata, mas provocou grave crise financeira no Brasil.
b) abriu o mercado paraguaio para as manufaturas brasileiras, mas não evitou a entrada no Paraguai de mercadorias contrabandeadas.
c) freou o crescimento econômico dos países vizinhos, mas permitiu o aumento da influência americana na região.
d) ajudou a profissionalizar e politizar o Exército brasileiro, mas contribuiu na difusão, entre suas lideranças, do abolicionismo.
e) fez do imperador brasileiro um líder continental, mas gerou a morte de milhares de soldados brasileiros.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 25
Entre 1957 e 1964, quase todos os territórios africanos tornaram-se livres do domínio europeu, com exceção dos que estavam sob o controle dos ...
UNESP s. port 2006 – Questão 6
Considere os algarismos 2, 3, 5, 7 e 11. A quantidade total de números distintos que se obtêm multiplicando-se dois ou mais destes algarismos, sem repetição, é a) 120. b) 52. c) 36. d) 26. e) 21.
FGV Economia 2009 – Questão 47
Durante a Antigüidade e a Idade Média, a África permaneceu relativamente isolada do resto do mundo. Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta, no norte do continente, dando início à exploração de sua costa ocidental. ...
Base dudow 2000 – Questão 42
...
UNESP (julho) 2009 – Questão 81
Assinale a alternativa que corresponde, em português, à palavra lack na frase – Scanning the supermarket aisles, we lack the data to understand the full impact of what we choose… a) analisamos. b) não temos. c) computamos. d) não entendemos. e) escolhemos.