FGV Economia 2009 – Questão 47

Ciências Humanas / História / Portugal e Sua Expansão / A Expansão Marítimo-Comercial Portuguesa
Durante a Antigüidade e a Idade Média, a África permaneceu relativamente isolada do resto do mundo. Em 1415, os portugueses conquistaram Ceuta, no norte do continente, dando início à exploração de sua costa ocidental.
(José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti, Toda a História)
 
Acerca da África, na época da chegada dos portugueses em Ceuta, é correto afirmar que 
a) nesse continente havia a presença de alguns Estados organizados, como o reino do Congo, e a exploração de escravos, mas não existia uma sociedade escravista.
b) assim como em parte da Europa, praticava-se a exploração do trabalho servil que, com a presença européia, transformou-se em trabalho escravo.
c) a população se concentrava no litoral e o continente não conhecia formas mais elaboradas de organização política, daí a denominação de povos primitivos.
d) os poucos Estados, organizados pelos bantos, encontravam-se no Norte e economicamente viviam da exploração dos escravos muçulmanos.
e) a escravidão e outras modalidades de trabalho compulsório eram desconhecidas na África e foram introduzidas apenas no século XVI, pelos portugueses e espanhóis.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 106
Na decomposição do clorato de potássio, a variação do número de oxidação do cloro nos compostos dessa reação é igual a a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 84
São Paulo, 10 de janeiro de 1979. ...
FGV Economia 2010 – Questão 34
Na primeira frase do texto, o tempo composto tem mudado expressa uma ação a) concluída e pode ser substituído por mudou ou muda. b) em processo e não há forma simples que o possa exprimir. c) hipotética e pode ser substituído por mudaria. d) em continuidade e pode ser substituído por mudara. e) impossível no futuro e não há forma simples que o possa exprimir.
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 67
As diferenças sutis, mas cruciais, entre Hamas, Hizbollah e Al Qaeda são ignoradas quando se designa o terrorismo como o inimigo. Israel é vista como a base avançada da civilização ocidental em luta contra a ameaça existencial lançada pelo...
FGV Economia 2009 – Questão 110
O metilfenidato, estrutura química representada na figura, é uma substância utilizada como fármaco no tratamento de casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Na estrutura do metilfenidato, o número de carbonos assimétricos e a sua fórmula molecular são, respectivamente, a) 1 e C12H15NO2. b) 1 e C13H17NO2. c) 1 e C14H19NO2. d) 2 e C13H17NO2. e) 2 e C14H19NO2.