UNESP 2010 – Questão 69

Ciências da Natureza / Física / Dinâmica do Movimento Circular / Movimentos em Curvas Verticais
Curvas com ligeiras inclinações em circuitos automobilísticos são indicadas para aumentar a segurança do carro a altas velocidades, como, por exemplo, no Talladega Superspeedway, um circuito utilizado para corridas promovidas pela NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing). Considere um carro como sendo um ponto material percorrendo uma pista circular, de centro C, inclinada de um ângulo straight alpha e com raio R, constantes, como mostra a figura, que apresenta a frente do carro em um dos trechos da pista.
 

 
Se a velocidade do carro tem módulo constante, é correto afirmar que o carro:
a) não possui aceleração vetorial.
b) possui aceleração com módulo variável, direção radial e no sentido para o ponto C.
c) possui aceleração com módulo variável e tangente à trajetória circular.
d) possui aceleração com módulo constante, direção radial e no sentido para o ponto C.
e) possui aceleração com módulo constante e tangente à trajetória circular.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2012 – Questão 87
Um quilograma de tomates é constituído por 80% de água. Essa massa de tomate (polpa + H2O) é submetida a um processo de desidratação, no qual apenas a água é retirada, até que a participação da água na massa de tomate se reduza a 20%. Após o processo de desidratação, a massa de tomate, em gramas, será de: a) 200. b) 225. c) 250. d) 275. e) 300.
UNESP 2013 – Questão 90
Todo número inteiro positivo n pode ser escrito em sua notação científica como sendo , em que , e . Além disso, o número de algarismos de n é dado por . Sabendo que , o número de algarismos de é a) 16. b) 19. c) 18. d) 15. e) 17.
UNESP 2012 – Questão 80
A luz visível é uma onda eletromagnética, que na natureza pode ser produzida de diversas maneiras. Uma delas é a bioluminescência, um fenômeno químico que ocorre no organismo de alguns seres vivos, como algumas espécies de peixes e alguns...
UNESP 2016 – Questão 14
A musicalidade, as reiterações, as aliterações e a profusão de imagens e metáforas são algumas características formais do poema, que apontam para sua filiação ao movimento a) romântico. b) modernista. c) parnasiano. d) simbolista. e) neoclássico.
UNESP s. port 2006 – Questão 11
A figura representa um trapézio retângulo em que a medida de AB é k centímetros, o lado AD mede 2k e o ângulo DÂE mede 30°. Nestas condições, a área do trapézio, em função de k, é dada por: a) k²(2+3) b) k²2+32 c) 3k²32 d) 3k²3 e) k²3