UNESP (julho) 2009 – Questão 33

Ciências Humanas / Geografia / Características Socioeconômicas do Brasil / Favelas e Cortiços
As áreas de riscos são geralmente ocupadas pela população mais pobre que constrói suas casas, muitas vezes, sem investimentos em técnicas e tecnologias apropriadas. Nesse tipo de dinâmica de uso e ocupação do solo urbano, ocorre o aparecimento das favelas, principalmente nas médias e grandes cidades. Esse fato demonstra que:
a) a periferia das cidades é o local de preferência dos pobres, pois lá eles encontram a verdadeira sociabilidade.
b) a concentração da população pobre nessas areas justifica-se pela facilidade de acesso e pela centralização de bens e servicos publicos.
c) esse tipo de ocupação ocorre nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro em razão do esgotamento das áreas urbanas adequadas as construcoes.
d) a pobreza urbana e a principal causa dos graves impactos ambientais em razão da forma predadora de apropriação do espaco urbano.
e) as favelas construídas em áreas de riscos nas cidades evidenciam as contradições socioespaciais e a exclusão social sofrida por parte da população.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 63
A água potável é um recurso natural considerado escasso em diversas regiões do nosso planeta. Mesmo em locais onde a água é relativamente abundante, às vezes é necessário submetê-la a algum tipo de tratamento antes de distribuí-la para...
UNESP (julho) 2008 – Questão 35
Observe a tabela e o mapa. A seguir, vincule as cidades e seus respectivos estados às regiões brasileiras. ...
UNESP 2016 – Questão 86
Em um experimento com sete palitos de fósforo idênticos, seis foram acesos nas mesmas condições e ao mesmo tempo. A chama de cada palito foi apagada depois de t segundos e, em seguida, anotou-se o comprimento x, em centímetros, de madeira não...
UNESP 2018 – Questão 13
Embora não participe da ação, o narrador intromete-se de forma explícita na narrativa em: a) “Há meio século, os escravos fugiam com frequência.” b) “O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões.” c) “A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca.” d) “Mas não cuidemos de máscaras.” e) “Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão.”
UERJ 2011 – Questão 46
SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2006. Na imagem, visualiza-se a região da Baixada Santista, com as diversas cidades que compõem esse espaço do litoral paulista. A análise da imagem permite reconhecer a ocorrência do seguinte processo socioespacial comum em cidades de áreas metropolitanas: a) favelização b) conurbação c) gentrificação d) verticalização