UNESP (julho) 2009 – Questão 33

Ciências Humanas / Geografia / Características Socioeconômicas do Brasil / Favelas e Cortiços
As áreas de riscos são geralmente ocupadas pela população mais pobre que constrói suas casas, muitas vezes, sem investimentos em técnicas e tecnologias apropriadas. Nesse tipo de dinâmica de uso e ocupação do solo urbano, ocorre o aparecimento das favelas, principalmente nas médias e grandes cidades. Esse fato demonstra que:
a) a periferia das cidades é o local de preferência dos pobres, pois lá eles encontram a verdadeira sociabilidade.
b) a concentração da população pobre nessas areas justifica-se pela facilidade de acesso e pela centralização de bens e servicos publicos.
c) esse tipo de ocupação ocorre nas metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro em razão do esgotamento das áreas urbanas adequadas as construcoes.
d) a pobreza urbana e a principal causa dos graves impactos ambientais em razão da forma predadora de apropriação do espaco urbano.
e) as favelas construídas em áreas de riscos nas cidades evidenciam as contradições socioespaciais e a exclusão social sofrida por parte da população.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 53
O governo americano está sendo processado, pela primeira vez, por quem nem nasceu ainda. Quem assina o processo, em nome das “futuras gerações”, também não está por aqui há muito tempo: são 21 crianças e adolescentes de 8 a 19 anos que...
Base dudow 2000 – Questão 58
Teodósio estabeleceu que, após a sua morte, ocorrida em 395, o Império, para ser mais bem administrado, deveria ser: ...
UNESP 2011 – Questão 1
Neste fragmento de um diálogo de Platão, as personagens Sócrates e Fedro discutem a respeito da relação entre a arte retórica, isto é, a arte de produzir discursos, e a expressão da verdade por meio de tais discursos. Trata-se de um tema...
ENEM 2003 – Questão 61
(Folha de SP, 29/06/03 ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 27
Dentre as fontes naturais de energia, existem as que são renováveis e as que não o são. Fazem parte da categoria não renovável as seguintes fontes: a) urânio, gás natural, petróleo e carvão mineral. b) petróleo, água, urânio e lixo orgânico. c) gás natural, carvão mineral, gêiser e maré. d) lixo industrial, petróleo, urânio e vulcão. e) gêiser, maré, vulcão e madeira.