UNESP (julho) 2009 – Questão 17

Ciências da Natureza / Biologia / Bioenergética / Fotossíntese
Leia o texto.
Desenvolver novas rotas de produção de combustíveis renováveis como o hidrogênio, tendo como matérias-primas apenas a água e a luz solar, é a meta que tem sido perseguida nos últimos anos pelo professor Stenbjörn Styring e sua equipe na Universidade de Uppsala, na Suécia. Segundo ele, a fotossíntese artificial não é uma mera imitação da natural. “O objetivo é utilizar os mesmos princípios-chave e não apenas copiar as enzimas naturais para a geração de hidrogênio a partir da luz do sol. Utilizamos apenas as mesmas ideias da natureza”, explicou. “Esses princípios-chave, que são muito difíceis de serem replicados, se resumem em retirar os elétrons da água após a absorção da luz solar. Em vez da clorofila, utilizamos, por exemplo, complexos de rutênio. Ligamos as moléculas de rutênio, que absorvem a luz, com os sistemas de manganês que conseguem tirar os elétrons da água”, disse.
(Agência FAPESP, 19.02.2009)
 
Os aspectos da fotossíntese artificial destacados no texto são comparáveis, na fotossíntese natural, respectivamente, à
a) fotólise da água e ao ciclo de Calvin, durante os quais ocorre incorporação de fósforo, formando ATP.
b) fotólise da água e ao ciclo de Calvin, com a participação do CO2 na formação de carboidratos.
c) fotofosforilação e ao ciclo de Calvin, que ocorrem nos tilacoides do cloroplasto.
d) fotofosforilação e à fotólise da água, que ocorrem nos tilacoides do cloroplasto.
e) fotofosforilação e à fotólise da água, que ocorrem no estroma do cloroplasto.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 11
Um lote de um determinado produto tem 500 peças. O teste de qualidade do lote consiste em escolher aleatoriamente 5 peças, sem reposição, para exame. O lote é reprovado se qualquer uma das peças escolhidas apresentar defeito. A probabilidade de o lote não ser reprovado se ele contiver 10 peças defeituosas é determinada por a) b) c) d) e)
UNESP (julho) 2012 – Questão 44
As margens continentais são uma das diversas macro­formas do relevo submarino. Elas margeiam os continentes apresentando, conforme o continente, características físicas diferentes, como extensão e profundidade. Analise as figuras, que...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 19
No ciclo de vida de uma samambaia há duas fases, a) ambas multicelulares: o esporófito haplóide e o gametófito diplóide. b) ambas multicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide. c) ambas unicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide. d) o esporófito multicelular diplóide e o gametófito unicelular haplóide. e) o esporófito unicelular haplóide e o gametófito multicelular diplóide.
UNESP 2017 – Questão 80
No centro de uma placa de madeira, há um orifício no qual está encaixada uma lente delgada convergente de distância focal igual a 30 cm. Esta placa é colocada na vertical e um objeto luminoso é colocado frontalmente à lente, à distância de...
UNESP s. port 2007 – Questão 18
Sobre o processo da transpiração dos vegetais, foram feitas as cinco afirmações seguintes. ...