UNESP 2008 – Questão 59

Ciências Humanas / História / A República da Espada / O Governo Provisório (1889 - 1891)
Com a proclamação da República no Brasil, as antigas províncias receberam a denominação de estados. A mudança de província no Império para estado na primeira República não foi somente questão de nomenclatura, considerando que

a) os presidentes das províncias indicavam o primeiro ministro no parlamentarismo brasileiro e os estados eram administrados por interventores nomeados pelo presidente.
b) os governantes das províncias eram membros das famílias tradicionais da sociedade local e os presidentes dos estados atendiam aos interesses gerais da nação.
c) os presidentes das províncias exerciam um mandato de quatro anos, enquanto na presidência dos estados havia grande rotatividade política provocada por lutas partidárias.
d) as províncias substituíam o poder central na manutenção da integridade territorial do país, enquanto os estados delegavam essa função ao presidente da república.
e) os presidentes das províncias eram indicados pelo poder central, enquanto os presidentes dos estados eram eleitos pelas situações políticas e sociais regionais.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2010 – Questão 61
Leia a notícia. ...
UNESP 2016 – Questão 62
A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celulares. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 74
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto: ...
UNESP 2017 – Questão 72
O número total de átomos de hidrogênio presentes na estrutura do gluconato de cálcio é a) 14. b) 20. c) 16. d) 10. e) 22.
UNESP 2008 – Questão 41
O teste Margaria de corrida em escada é um meio rápido de medida de potência anaeróbica de uma pessoa. Consiste em fazê-la subir uma escada de dois em dois degraus, cada um com 18 cm de altura, partindo com velocidade máxima e constante de uma...