UNESP 2008 – Questão 59

Ciências Humanas / História / A República da Espada / O Governo Provisório (1889 - 1891)
Com a proclamação da República no Brasil, as antigas províncias receberam a denominação de estados. A mudança de província no Império para estado na primeira República não foi somente questão de nomenclatura, considerando que

a) os presidentes das províncias indicavam o primeiro ministro no parlamentarismo brasileiro e os estados eram administrados por interventores nomeados pelo presidente.
b) os governantes das províncias eram membros das famílias tradicionais da sociedade local e os presidentes dos estados atendiam aos interesses gerais da nação.
c) os presidentes das províncias exerciam um mandato de quatro anos, enquanto na presidência dos estados havia grande rotatividade política provocada por lutas partidárias.
d) as províncias substituíam o poder central na manutenção da integridade territorial do país, enquanto os estados delegavam essa função ao presidente da república.
e) os presidentes das províncias eram indicados pelo poder central, enquanto os presidentes dos estados eram eleitos pelas situações políticas e sociais regionais.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 78
Indique a alternativa correta. ...
UNESP 2009 – Questão 83
Escolha a alternativa correta. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 89
Através dos gráficos das funções f(x) e g(x), os valores de f(g(0)) e g(f(1)) são, respectivamente: a) –5 e 0. b) – 5 e 2. c) 0 e 0. d) 2 e –5. e) 2 e 0.
UNESP 2017 – Questão 43
GRANDES MOVIMENTOS COMERCIAIS DE PETRÓLEO ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 35
Observe a tabela. Ela classifica as unidades da federação com base em seus IDHs – Índices de Desenvolvimento Humano, que servem para avaliar a qualidade de vida. ...