UNESP 2008 – Questão 18

Ciências da Natureza / Biologia / Bioenergética / Bioenergética - Introdução
Paulo considerou incoerente afirmar que as plantas promovem o sequestro de carbono pois, quando respiram, as plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi informado de que a afirmação é:
a) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é menor que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
b) correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é o mesmo que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, contudo, a taxa fotossintética é maior que a taxa de respiração, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
c) correta. Embora as plantas respirem por mais tempo que aquele empregado na fotossíntese, esta permite que as plantas retenham o carbono que é utilizado na constituição de seus tecidos.
d) incorreta. As plantas acumulam carbono apenas durante seu crescimento. Em sua fase adulta, o tempo durante o qual respiram é maior que aquele durante o qual realizam fotossíntese, o que provoca a reintrodução na atmosfera de todo CO2 que havia sido incorporado.
e) incorreta. Além de a respiração e a fotossíntese ocorrerem em momentos diferentes e não coincidentes, o volume de CO2 liberado pela respiração é o mesmo que o volume de CO2 atmosférico consumido pela fotossíntese.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2009 – Questão 75
Indique a alternativa em que os termos denotam, respectivamente, o mesmo significado dos sublinhados na sentença: The real problem lies in illegal deforestation and lack of property rights. a) reveals ... interruption b) contains ... adequacy c) aims ... deficiency d) rests ... agreement e) consists ... deficiency
UNESP (julho) 2006 – Questão 54
A crise se iniciou em julho de 1956 (...) temerosos do nacionalismo pan-árabe defendido por Nasser. França e Grã-Bretanha decidiram fazer uma intervenção militar punitiva na região, contando para tanto com a ajuda de Israel. Assim, em outubro...
UNESP (julho) 2008 – Questão 47
Duas cargas de massas iguais e sinais opostos, com a mesma velocidade inicial, entram pelo ponto A em uma região com um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano xy e apontando para “cima”. Sabe-se que a trajetória 2 possui um raio...
UNESP (julho) 2008 – Questão 67
O radioisótopo 226Ra pode ser transformado em bismuto, conforme a seqüência ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 69
As figuras representam esquematicamente dois tempos (t) da reação entre os gases H2 e Cl2. Nelas encontram-se representadas pictoricamente as relações entre as quantidades das moléculas de reagentes e produto envolvidas. Assinale a alternativa cujo gráfico melhor descreve a cinética da reação.