UNESP 2005 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Crises da monarquia
Observe a charge de Ângelo Agostini, publicada no periódico A Vida Fluminense, em 11 de junho de 1870.
 

A charge expressa:
a) a violência e brutalidade do regime escravista, que reconhecia a humanidade do escravo, mas o obrigava a trabalhar sem remuneração e punia o menor erro ou descuido.
b) o paradoxo decorrente da incorporação de escravos no exército brasileiro e de sua participação nas lutas travadas em defesa do país na segunda metade do século XIX.
c) a tomada de posição dos oficiais do exército brasileiro que, a partir de 1850, não só se negaram a perseguir os escravos fugidos, como abrigaram os mesmos nos quartéis.
d) o programa imperial de rápida abolição da mão-de-obra escrava, especificamente nas grandes cidades brasileiras.
e) a intensificação da repressão aos quilombos e à fuga de escravos, que cresceu na medida em que se fortaleciam os movimentos em prol da abolição do regime.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 53
No fim da década de 20, anos de prosperidade, uma grave crise econômica, conhecida como a Grande Depressão, começou nos EUA e atingiu todos os países capitalistas. J. K. Galbraith, economista norte-americano, afirma que “à medida que o tempo...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 39
Quando surgiram as primeiras notícias sobre a presença de seres estranhos, chegados em barcos grandes como montanhas, que montavam numa espécie de veados enormes, tinham cães grandes e ferozes e possuíam instrumentos lançadores de fogo,...
UNESP (julho) 2012 – Questão 51
Leia o texto. ...
UNESP 2016 – Questão 16
Indique o verso cuja imagem significa “trazer sofrimentos, padecimentos”. a) “O vosso gesto é como um balouçar de palma,” b) “Divinas mãos que me heis coroado de espinhos,” c) “Duas velas à flor duma baía escura.” d) “Mãos de pérola, mãos cor de velho marfim,” e) “Sois dois lenços, ao longe, acenando por mim,”
Base dudow 2000 – Questão 69
...