UNESP 2005 – Questão 57

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Crises da monarquia
Observe a charge de Ângelo Agostini, publicada no periódico A Vida Fluminense, em 11 de junho de 1870.
 

A charge expressa:
a) a violência e brutalidade do regime escravista, que reconhecia a humanidade do escravo, mas o obrigava a trabalhar sem remuneração e punia o menor erro ou descuido.
b) o paradoxo decorrente da incorporação de escravos no exército brasileiro e de sua participação nas lutas travadas em defesa do país na segunda metade do século XIX.
c) a tomada de posição dos oficiais do exército brasileiro que, a partir de 1850, não só se negaram a perseguir os escravos fugidos, como abrigaram os mesmos nos quartéis.
d) o programa imperial de rápida abolição da mão-de-obra escrava, especificamente nas grandes cidades brasileiras.
e) a intensificação da repressão aos quilombos e à fuga de escravos, que cresceu na medida em que se fortaleciam os movimentos em prol da abolição do regime.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2007 – Questão 1
No ano passado, a extensão da camada de gelo no Ártico foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros quadrados. (Veja, 21.06.2006) Com base nesses dados, pode-se afirmar que a extensão da camada de gelo no Ártico em 1979, em milhões de quilômetros quadrados, era: a) 5. b) 5,5. c) 6. d) 6,5. e) 7.
UNESP 2015 – Questão 38
O “novo tipo de colonialismo”, mencionado no texto, tem, entre suas características, ...
Base dudow 2000 – Questão 27
Pode ser apontada como a principal causa do Processo Revolucionário Francês de 1789: ...
UNESP 2011 – Questão 60
TEXTO 1 ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 19
Cada cromátide de um cromossomo é uma longa molécula de ...................., associada a proteínas. Essa molécula é formada por unidades chamadas ......................................, que por sua vez são compostas por uma base nitrogenada...