UNESP 2005 – Questão 23

Ciências da Natureza / Biologia / Origem da Vida / A experiência de Miller
Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentam-se as afirmações seguintes.
I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.
II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.
III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que constituiu-se, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.
Em relação a estas afirmações, podemos indicar como corretas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2008 – Questão 37
Recentemente, pesquisadores do University College de Londres, analisando o DNA de esqueletos de seres humanos que viveram na Europa no período neolítico, mostraram que esses primeiros europeus não possuíam o gene da lactase, enzima necessária à...
UNESP 2015 – Questão 42
Entre outros desdobramentos provocados pela chamada Primavera Árabe, iniciada no final de 2010, podemos citar ...
Base dudow 2000 – Questão 36
Nas classificações antigas dos seres vivos, os fungos foram considerados como vegetais, mas, atualmente, eles figuram num Reino à parte. Uma das razões para essa mudança é a ausência, nesses organismos, de: a) clorofila. b) núcleo diferenciado. c) metabolismo próprio. d) reprodução sexuada. e) respiração aeróbica.
UNESP 2010 – Questão 11
O soneto "Arte suprema" apresenta as características comuns da poesia parnasiana. Assinale a alternativa em que as características descritas se referem ao parnasianismo. ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 82
O problema apresentado em relação à técnica denominada cirurgia de microfratura é que a) os buracos feitos no osso são muito grandes. b) a cartilagem fica ensopada de sangue. c) o sangue não é suficiente para nutrir a parte machucada. d) fica difícil controlar onde a cartilagem será exatamente recolocada. e) os buracos do osso aumentam com a passagem do sangue.