UNESP s. port 2006 – Questão 55

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / A Mineração
Os preços dos produtos da colônia portuguesa da América, o Brasil, caíram sensivelmente na segunda metade do século XVII. De 1659 a 1688, houve uma queda de 41% no preço do açúcar; já o preço do tabaco encolheu 65% de 1668 a 1688. A diminuição dos preços destes produtos coloniais produziu uma crise no comércio português. Na primeira metade do século XVIII, o déficit da balança comercial portuguesa foi compensado: 
a) pela extinção dos monopólios estatais sobre produtos coloniais e pela suspensão do regime metropolitano do exclusivo colonial.
b) pela entrega do nordeste brasileiro à Holanda e pelo incentivo à criação de gado nas regiões sul e sudeste da colônia.
c) pela implantação de indústrias na colônia do Brasil e pela intensificação do comércio de especiarias com o Oriente.
d) pela diminuição da exploração social, com o aumento dos salários dos operários, e o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores.
e) pelo estímulo governamental ao desenvolvimento de manufaturas no reino e pelo volume crescente da produção aurífera no Brasil.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 86
A década que se segue ao fim da guerra constitui praticamente uma continuação desta com a acomodação difícil de seus resultados. A ruptura do sistema internacional com a Revolução Soviética, a ascensão dos Estados Unidos, o recuo da...
Base dudow 2000 – Questão 43
Sobre os Tratados Firmados logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que: ...
UNESP s. port 2006 – Questão 26
Observe a tabela e assinale a alternativa que indica a relação entre PIB total e PIB per capita, no período considerado. ...
Base dudow 2000 – Questão 42
Considerando-se a formação dos Estados nacionais na América Latina, é CORRETO afirmar que ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 8
Há 500 anos, desde a chegada do colonizador português, começaram as lutas contra o cativeiro e consequentemente contra o cativeiro da terra, contra a expulsão, que marcam as lutas dos trabalhadores. Das lutas dos povos...