UNESP (julho) 2014 – Questão 12

Linguagens / Português
O defunto dominava a casa com a sua presença enorme. Anoitecia, e os homens que cercavam o morto ali na sala ainda não se haviam habituado ao seu silêncio espesso.
Fazia um calor opressivo. Do quarto contíguo vinham soluços sem choro. Pareciam pedaços arrancados dum grito de dor único e descomunal, davam uma impressão de dilaceramento, de agonia sincopada.
As velas ardiam e o cheiro da cera derretida se casava com o perfume adocicado das flores que cobriam o caixão. A mistura enjoativa inundava o ar como uma emanação mesma do defunto, entrava pelas narinas dos vivos e lhes dava a sensação desconfortante duma comunhão com a morte.
O velho calvo que estava a um canto da sala, voltou a cabeça para o militar a seu lado e cochichou:
— Está fazendo falta aqui é o Tico, capitão.
O oficial ainda não conhecia o Tico. Era novo na cidade. Então o velho explicou. O Tico era um sujeito que sabia animar os velórios, contava histórias, tinha um jeito especial de levar a conversa, deixando todo o mundo à vontade. Sem o Tico era o diabo... Por onde andaria aquela alma?
Entrou um homem magro, alto, de preto. Cumprimentou com um aceno discreto de cabeça, caminhou devagarinho até o cadáver e ergueu o lenço branco que lhe cobria o rosto. Por alguns segundos fitou na cara morta os olhos tristes. Depois deixou cair o lenço, afastou-se enxugando as lágrimas com as costas das mãos e entrou no quarto vizinho.
O velho calvo suspirou.
— Pouca gente...
O militar passou o lenço pela testa suada.
— Muito pouca. E o calor está brabo.
— E ainda é cedo. O capitão tirou o relógio: faltava um quarto para as oito.
(Um lugar ao sol, 1978.)
A força expressiva da locução silêncio espesso resulta do fato de o substantivo e o adjetivo
a) traduzirem conceitos religiosos.
b) produzirem uma reestruturação sintática do período.
c) apresentarem sentidos similares.
d) harmonizarem sensações agradáveis e desagradáveis.
e) associarem características sensoriais distintas.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2010 – Questão 60
Após análise dos dois textos, pode-se afirmar que: ...
UERJ 2017 – Questão 7
Além disso, a publicização da intimidade não significa necessariamente autopromoção do eu. Ela pode ativar uma dimensão importante da comunicação humana. (ref.2) O valor da frase sublinhada, em relação àquela que a antecede, pode ser caracterizado como: a) opositivo. b) conclusivo. c) explicativo. d) conformativo.
Base dudow 2000 – Questão 47
O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é: a) hibernal - de inverno; b) filatélico - de folhas; c) discente - de alunos; d) docente - de professor; e) onírico - de sonho.
Base dudow 2000 – Questão 58
Sobre o trecho "As PRÓPRIAS plantas venenosas são úteis: a CIÊNCIA faz do veneno mais violento um meio destruidor de MOLÉSTIAS, regenerador da saúde, conservador da vida.", é correto afirmar que: ...
UNESP 2016 – Questão 12
“−Não sou um pássaro − alegou o morcego.” (3° parágrafo) Ao se transpor este trecho para o discurso indireto, o verbo “sou” assume a seguinte forma: a) era b) fui c) fora d) fosse e) seria