UNESP (julho) 2012 – Questão 66

Ciências da Natureza / Biologia / Bioenergética / Ponto de Compensação Luminosa
Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes.
Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram
a) mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de compensação fótica.
b) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração.
c) menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica.
d) menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor.
e) menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2009 – Questão 1
Seja n um número natural de 3 algarismos. Se, ao multiplicar-se n por 7 obtém-se um número terminado em 373, é correto afirmar que a) n é par. b) o produto dos algarismos de n é par. c) a soma dos algarismos de n é divisível por 2. d) n e divisível por 3. e) o produto dos algarismos de n é primo.
UNESP (julho) 2011 – Questão 78
Um lustre está pendurado no teto de uma sala por meio de dois fios inextensíveis, de mesmo comprimento e de massas desprezíveis, como mostra a figura 1, onde o ângulo que cada fio faz com a vertical é 30°. As forças de tensão nos fios têm a...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matematica 2017 – Questão 104
A eletrólise é um processo não espontâneo de grande importância para a indústria química. Uma de suas aplicações é a obtenção do gás cloro e do hidróxido de sódio, a partir de uma solução aquosa de cloreto de sódio. Nesse...
UNESP (julho) 2008 – Questão 33
O Brasil adotou, ao longo do período de 1930 a 1980, uma série de políticas territoriais, que objetivaram unir as diferentes áreas produtivas que formavam a economia brasileira em um território interligado e articulado por redes técnicas. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 3
Marcam-se, num plano, 10 pontos, A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, dos quais 4 estão sobre a mesma reta e três outros pontos quaisquer nunca estão alinhados, conforme a figura. O número total de triângulos que podem ser formados, unindo-se três quaisquer desses pontos, é a) 24. b) 112. c) 116. d) 120. e) 124.