UNESP (julho) 2012 – Questão 56

Ciências Humanas / Geografia / Características Socioeconômicas do Brasil / Problemas e Soluções
O clima do “politicamente correto” em que nos mergulharam impede o raciocínio. Este novo senso comum diz que todos os preconceitos são errados. Ao que um amigo observou: “Então vocês têm preconceito contra os preconceitos”. Ele demonstrava que é impossível não ter preconceitos, que vivemos com eles, e que grande quantidade deles nos é útil. Mas, afinal, quais pre­ conceitos são pré-julgamentos danosos? São aqueles que carregam um juízo de valor depreciativo e hostil. Lembre-se do seu tempo de colégio. Quem era alvo dos bullies? Os diferentes. As crianças parecem repetir a história da humanidade: nascem trogloditas, violentas, cruéis com quem não é da tribo, e vão se civilizando aos poucos. Alguns, nem tanto. Serão os que vão conservar esses rótulos pétreos, imutáveis, muitas vezes carregados de ódio contra os “diferentes”, e difíceis (se não im­possíveis) de mudar.
(Francisco Daudt. Folha de S.Paulo, 07.02.2012. Adaptado.)
O artigo citado aborda a relação entre as tendências culturais politicamente corretas e os preconceitos. Com base no texto, pode-se afirmar que a superação dos preconceitos que induzem comportamentos agressivos depende
a) da capacidade racional de discriminar entre pré-julgamentos socialmente úteis e preconceitos disseminadores de hostilidade.
b) de uma assimilação integral dos critérios "politicamente corretos” para representar e julgar objetivamente a realidade.
c) da construção de valores coletivos que permitam que cada pessoa diferencie os amigos e os inimigos de sua comunidade.
d) de medidas de natureza jurídica que criminalizem a expressão oral de juízos preconceituosos contra integrantes de minorias.
e) do fortalecimento de valores de natureza religiosa e espiritual, garantidores do amor ao próximo e da convivência pacífica.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 71
O listrado multicor que se desenha na areia quando o nível da água baixa nas lagoas do Pantanal da Nhecolândia, conhecidas como salinas, em Mato Grosso do Sul, por muito tempo foi um mistério para observadores. A explicação está numa...
UNESP (julho) 2014 – Questão 47
Catalunha de mãos dadas ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 27
A diferença sócio-econômica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos é cada vez maior, agravada pela aceleração do processo de globalização econômica. O aumento da pobreza no mundo relaciona-se a vários fatores. Escolha a...
UNESP (julho) 2008 – Questão 4
Seja ABC o triângulo de lados l,l e l2. Foram traçadas retas paralelas aos lados, passando pelos pontos que dividem os lados em três partes iguais, conforme ilustra a figura. Qual a razão entre a área da figura em cinza e a área do triângulo? a) 19 b) 16 c) 15 d) 14 e) 13
UNESP (julho) 2006 – Questão 76
De acordo com o texto, o internauta pode ajudar a organização por meio a) de uma instituição não privada que trabalhe com assistência às vítimas de violência. b) da busca de sobreviventes de vítimas de violência infantil. c) da submissão de sobreviventes a programas de prevenção à violência infantil. d) de capacidade profissional comprovada no tratamento de vítimas. e) de doações e participações em fórum de especialistas.